Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Otorrinolaringologia

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho abaixo. No paciente traumatizado grave, a hipótese diagnóstica de fratura da base do crânio deve ser considerada na presença de equimose periorbitária (olhos de guaxinim), _________________ e mobilidade do maxilar superior. A ocorrência de tais sinais constitui contraindicação para a realização de ________________, porque pode causar ____________________.

A
sangramento nasal - entubação orotraqueal - avulsão de palato
B
anisocoria - otoscopia - meningite
C
Equimose cervical posterior - entubação nasotraqueal - sangramento de cornetos
D
Hemotímpano - sondagem nasogástrica - penetração da sonda em meninge
E
Crepitação nos ossos próprios do nariz - aspiração oral com tubo rígido - sangramento oral grave
É exemplo de cardiopatia congênita acianótica:
Na abordagem ao paciente com queixas neurológicas, como parestesias, dor e fraqueza, utilizamos diversas manobras durante o exame físico para auxiliar na nossa investigação. Considere, a esse respeito, as apresentadas no quadro a seguir: Manobras semiológicas: 1. Phalen; 2. Laségue; 3. Mingazzini/Enfermidades: a. Lombociatalgia; b. Síndrome do túnel do carpo; c. Miopatia inflamatória. Assinale a alternativa em que se correlaciona corretamente as manobras semiológicas com as enfermidades a elas relacionadas.
Renato, sete meses, foi levado ao Posto de Saúde, pois chorou muito à noite. Apresentava fácies de dor, sem febre. Havia dor à mobilização do pavilhão auricular, edema e eritema concêntrico do conduto auditivo externo; membrana timpânica não visualizada; linfonodomegalia periauricular. Retornou para revisão e acompanhamento pediátrico uma semana depois. Aos 10 dias de vida recebeu as vacinas preconizadas, não dando sequência ao calendário vacinal. Ao exame físico: tumoração vermelho vivo, compressível, medindo 4 cm em seu maior diâmetro, na região deltoide e sinais de desnutrição preteico-calórica. Peso= 6.800 g e estatura = 65 cm ( percentil <3 para peso e altura); ausência de sorriso social e de contato ocular com o examinador ou com membros da família. Exames laboratoriais: Hemácias - 2.5000.000/ul; Htc: 27% ; Hb: 7.5 g/dl; VGM: 108 fl; HGM: 30 pg; CHGM: 27.7; RDW: 16.5 %; Reticulócitos: 0.3%; Plaquetas: 25.000/ul ; Leucometria total: 2.200/ul (0-3-0-0-5-38-42-12). Hematoscopia: série vermelha com poiquilocitose (hemácias em lágrima, ovalócitos, raras hemácias em alvo), ansiocitose intensa, predomínio de macrocitose, apesar da presença de micrócitos. Neutrófilos gigantes e plurisegmentados, ausência de blastos no sangue periférico. Para atualizar o calendário vacinal de Renato será necessário:
Uma paciente de 55 anos chega para consulta, queixando-se de tristeza, desânimo, choro fácil, desatenção, insônia e diminuição do apetite há cerca de 8 semanas. A paciente possui história de HAS descontrolada, DM e dislipidemia e encontra-se em uso de medicamentos específicos apropriados. Diante desse quadro, a conduta farmacológica recomendada é administrar:
Compartilhar