Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Otorrinolaringologia

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho abaixo. No paciente traumatizado grave, a hipótese diagnóstica de fratura da base do crânio deve ser considerada na presença de equimose periorbitária (olhos de guaxinim), _________________ e mobilidade do maxilar superior. A ocorrência de tais sinais constitui contraindicação para a realização de ________________, porque pode causar ____________________.

A
sangramento nasal - entubação orotraqueal - avulsão de palato
B
anisocoria - otoscopia - meningite
C
Equimose cervical posterior - entubação nasotraqueal - sangramento de cornetos
D
Hemotímpano - sondagem nasogástrica - penetração da sonda em meninge
E
Crepitação nos ossos próprios do nariz - aspiração oral com tubo rígido - sangramento oral grave
Criança de 7 anos é trazida ao ambulatório de cirurgia pediátrica com histórico de sinais flogísticos recorrentes em região cervical anterior. O exame físico encontra um nódulo de mais ou menos 1,7 cm de diâmetro em linha média, de consistência fibroelástica, caudal ao osso hióide. A mãe informa que a lesão “mexe pra cima e pra baixo quando a criança engole”. O diagnóstico mais provável é de:
São critérios diagnósticos para distúrbio autista, EXCETO:
Em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor do lactente, a correlação adequada é
Existem basicamente dois tipos de soluções para a reposição volêmica: coloides e cristaloides. O uso de cristaloides versus coloides na reposição volêmica do paciente grave tem sido motivo de controvérsia e debate por longos anos, sem uma conclusão definitiva até o momento. Sobre soluções para reposição volêmica, assinale a alternativa correta:
Compartilhar