Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Otorrinolaringologia

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho abaixo. No paciente traumatizado grave, a hipótese diagnóstica de fratura da base do crânio deve ser considerada na presença de equimose periorbitária (olhos de guaxinim), _________________ e mobilidade do maxilar superior. A ocorrência de tais sinais constitui contraindicação para a realização de ________________, porque pode causar ____________________.

A
sangramento nasal - entubação orotraqueal - avulsão de palato
B
anisocoria - otoscopia - meningite
C
Equimose cervical posterior - entubação nasotraqueal - sangramento de cornetos
D
Hemotímpano - sondagem nasogástrica - penetração da sonda em meninge
E
Crepitação nos ossos próprios do nariz - aspiração oral com tubo rígido - sangramento oral grave
Jogador de futebol profissional sofreu, em uma partida oficial, trauma em valgo no joelho direito que o impediu de se levantar do solo, tendo sido retirado na maca. Que sinal, dentre os abaixo, deverá ser positivo para esse tipo de trauma?
Criança de 12 anos chega ao serviço de emegência com quadro de febre alta, rebaixamento do nível de consciência e lesões purpúricas disseminadas pelo corpo. Início dos sintomas há aproximadamente 12h. O paciente encontra-se pálido +++/4+, desidratado +++/4+, acrocianótico. Glasgow 7. Não apresenta sinais de irritação meníngea. Respiração irregular, sem ruídos adventícios à ausculta pulmonar, Saturação de oxigênio = 88%. Ausculta cardíaca normal, pulsos periféricos fracos, perfusão capilar periférica de 5 segundos, frequência cardíaca de 168 bpm, Pressão arterial de 80 x 40 mmHg. A classificação do quadro hemodinâmico do paciente segundo as diretrizes do PALS e a conduta inicial mais adequada são:
Sobre o transtorno de humor depressivo, assinale a alternativa incorreta:
Sabendo que grande parte das afecções neonatais possam ser decorrentes de eventos hipóxicos, é correto afirmar que:
Compartilhar