Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do caso clínico abaixo: Mulher de 23 anos, tentando gestar pela primeira vez, consultou por ter apresentado cólicas importantes e eliminação de coágulos volumosos há 2 dias. Referiu que há 3 semanas a dosagem ß-hCG fora positiva e a ultrassonografia revelara saco gestacional intrauterino sem presença de embrião. Ao exame físico, observou sangramento vaginal moderado. Ao exame especular, o colo estava aberto e, ao toque, o útero estava amolecido, mas não aumentado. Trata-se provavelmente de um aborto ______ por fatores _______, sendo ________ esvaziamento do útero.

A
retido- hormonais- necessário
B
inevitável- infecciosos- desnecessário
C
completo- genéticos- desnecessário
D
incompleto- hormonais- necessário
E
incompleto- genéticos - necessário
Lactente de 2 meses de idade, encaminhando com relato de crises convulsivas de difícil controle e microcefaleia. Mãe não realizou pré-natal. A tomografia computadorizada do encéfalo em corte axial mostrou calcificações periventiculares e microcefalia. Estas alterações são MAIS compatíveis com infecção congênita por:
Uma criança de 3 anos, nunca vacinada, comparece ao centro de saúde. A conduta ideal, nessa situação, é administrar:
Paciente do sexo feminino, 64 anos, há 3 meses com quadro de dor em ombros e pescoço com rigidez muscular associada à febre baixa e episódios de artrite em punhos. Traz exames que mostram VHS = 102 mm/h e anemia. Marque a opção que contempla o melhor diagnóstico:
O movimento de mudança de modelo assistencial em saúde mental no Brasil, denominado reforma Psiquiátrica, propôs a substituição do manicômio por recursos do tipo CAPS - Centro de Atenção Psicossocial e RT - Residência Terapêutica. Quanto à finalidade desses dispositivos,
Compartilhar