Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Assinale a assertiva correta sobre endometriose pélvica:

A
O sangramento uterino anormal é uma apresentação frequente da endometriose no período de transição climatérica.
B
A distorção anatômica da pelve provocada pela endometriose explica praticamente todos os casos de infertilidade a ela associados.
C
A intensidade e a frequência dos sintomas estão associados à extensão e à localização dos implantes da doença.
D
Raramente assintomática é uma das causas mais prevalentes de dor pélvica crônica e infertilidade.
E
O tratamento empírico pode ser iniciado na ausência de massa pélvica ou de queixa de infertilidade.
No pronto-socorro: jovem de 22 anos do sexo feminino dá entrada com dor ocular e derrame intraocular, após trauma contuso. Qual seria a conduta correta até a chegada do especialista? Assinale a CORRETA:
Em casos de epistaxe persistente pode ser necessário que o médico da Atenção Básica realize o tamponamento nasal posterior. Sobre a técnica deste procedimento com gaze, é CORRETO afirmar que:
Lactente de 5 semanas de vida, com distensão abdominal acentuada e evacuação explosiva ao toque retal. Os pais relatam também que o mesmo apresentou retardo de eliminação do mecônio. O Enema Opaco do paciente demonstrou a clássica imagem do "Cone de Transição". O provável diagnóstico nesse caso é:
Criança do sexo masculino, de 1 ano e 2 meses de idade, deu entrada no pronto atendimento com história de evacuações escurecidas e de odor forte há 4 horas. A mãe dele negou dor, vômitos, febre, alterações cutâneas ou vacinação recente. Ela relatou ainda que a criança já havia apresentado 2 episódios de evacuações com grande quantidade de sangue, nos quais necessitou até de transfusão sanguínea. Qual é o diagnóstico?
Compartilhar