Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Assinale a assertiva correta sobre endometriose pélvica:

A
O sangramento uterino anormal é uma apresentação frequente da endometriose no período de transição climatérica.
B
A distorção anatômica da pelve provocada pela endometriose explica praticamente todos os casos de infertilidade a ela associados.
C
A intensidade e a frequência dos sintomas estão associados à extensão e à localização dos implantes da doença.
D
Raramente assintomática é uma das causas mais prevalentes de dor pélvica crônica e infertilidade.
E
O tratamento empírico pode ser iniciado na ausência de massa pélvica ou de queixa de infertilidade.
A NPT (nutrição parenteral total) NÃO é indicada em:
Após realização de cardiotocografia intraparto, médico detecta presença de taquicardia fetal (167 bpm) e desaceleração do tipo cefálico. O exame obstétrico evidencia dilatação cervical de 9 cm com 100% de apagamento, apresentação cefálica no plano +2 de De Lee. A melhor conduta neste caso é:
Paciente jovem, no 5º pós-operatório de hemicolectomia direita, apresenta febre de 39 ºC, taquipneia, taquicardia, parada de eliminação de gases e fezes, dor abdominal e distensão abdominal. A complicação pós-operatória em questão diz respeito a:
A respeito da avaliação do abdome de pacientes com trauma abdominal contuso e instabilidade hemodinâmica, são apresentadas as afirmativas abaixo. I- A realização de lavado peritoneal é contraindicada em gestantes com suspeita de lesão diafragmática. II- A ecografia abdominal tem sensibilidade diminuída na presença de enfisema subcutâneo e em obesos. III- A tomografia computadorizada é o exame que apresenta maior especificidade, devendo ser utilizado na suspeita de lesão visceral. Qual é a alternativa correta?
Compartilhar