Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Assinale a INCORRETA, sobre a investigação de icterícia:

A
Ultrassonografia de abdome superior deve ser solicitada quando o paciente apresenta predomínio de Fosfatase Alcalina sobre ALT.
B
Em pacientes com aumento de ALT e AST acima de 1000 UI/ml e Fosfatase alcalina e gama-GT normais, deve ser investigado hepatite aguda.
C
Em pacientes com hiperbilirrubinemia direta e aumento de Fosfatase alcalina e Gama-gt, deve ser investigada a Síndrome de Dubin-Johnson.
D
A presença de colúria e acolia fecal falam a favor de hiperbilirrubinemia às custas de direta.
E
A colúria aparece quando o limiar de filtração glomerular da bilirrubina direta é ultrapassado.
Mulher de 50 anos com dor epigástrica aguda e, depois, mantida na localização de Hipocôndrio Direito (HCD) e irradiação para região toracolombar D há dois dias; alguns episódios de vômitos biliosos; sem febre. Ao exame físico: bom estado geral; IMC - 30; corada; anictérica; afebril; abdome levemente globoso por obesidade, defesa no HCD, DB negativo e sem visceromegalias. Ultrassonografia de abdome superior revelou: vesícula biliar com parede espessa e delaminada, e um cálculo de 1,5 cm fixo no infundíbulo; hepatocolédoco com 4 mm. Sem comorbidades. O local do atendimento é um hospital com boas condições de equipamentos e recursos humanos. A conduta mais adequada, nessas circunstâncias, seria:
Homem de 50 anos com quadro de pirose retroesternal e regurgitação leve há 10 anos, com períodos de sintomatologia irregulares e uso intermitente de IBP. Há um ano houve agravamento do quadro clínico, com episódios de odinofagia e piora da pirose retroesternal. Na endoscopia EED de um mês, verificou-se: hérnia hiatal de 3 cm com erosões esparsas no terço distal do esôfago e Barrett de 2 cm; BEG, corado, IMC - 25 e sem comorbidades. Conduta:
Em qual dos tumores hepáticos abaixo relacionados, a conduta é cirúrgica?
Dos tumores pancreáticos, qual o que apresenta menor potencial de malignização?
Compartilhar