Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Assinale a INCORRETA, sobre a investigação de icterícia:

A
Ultrassonografia de abdome superior deve ser solicitada quando o paciente apresenta predomínio de Fosfatase Alcalina sobre ALT.
B
Em pacientes com aumento de ALT e AST acima de 1000 UI/ml e Fosfatase alcalina e gama-GT normais, deve ser investigado hepatite aguda.
C
Em pacientes com hiperbilirrubinemia direta e aumento de Fosfatase alcalina e Gama-gt, deve ser investigada a Síndrome de Dubin-Johnson.
D
A presença de colúria e acolia fecal falam a favor de hiperbilirrubinemia às custas de direta.
E
A colúria aparece quando o limiar de filtração glomerular da bilirrubina direta é ultrapassado.
Considere um paciente submetido à correção de hérnia inguinal indireta recidivada, técnica de Shouldice. Retorna ao ambulatório no pós-operatório, com dor testicular e edema no testículo. Qual a hipótese provável e a conduta mais apropriada?
Qual o esquema terapêutico mais indicado para o tratamento da cardite reumática?
Uma paciente de 10 anos tem febre de 39?C e dor de garganta. Após um dia de evolução apresentou exantema micropapular em tronco, que posteriormente se estendeu aos membros. Há palidez perioral e lesões petequiais nas dobras dos cotovelos. O hemograma mostra 12.800 leucócitos, com neutrofilia e desvio para a esquerda. Após 7 dias, o exantema cedeu e surgiu descamação cutânea. O agente etiológico mais provável é:
Paulo, 22 anos, pedreiro, procurou seu médico de família com queixa de dor intensa há 1 hora no hálux do pé esquerdo. Relata que um tijolo caiu de sua mão atingindo a unha do hálux. Ao examiná-lo, o médico constatou hematoma subungueal. Qual o tratamento mais adequado para Paulo?
Compartilhar