Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Assinale a opção correta com relação à assistência ao parto.

A
A principal causa de desaceleração tardia dos batimentos cardíacos fetais, após contrações frequentes em trabalho de parto induzido, é a compressão da cabeça fetal pelo nervo vago.
B
A posição materna sobre o lado direito é a ideal para melhorar o fluxo sanguíneo uterino e aliviar a compressão da veia cava pelo útero gravídico.
C
Febre e dor uterina no período pós-parto são fortes evidências de endometrite. A hemocultura e a cultura do endométrio são fundamentais no diagnóstico e tratamento.
D
As taxas de mortalidade perinatal associadas a parto por via vaginal nas apresentações pélvicas completas e apresentações cefálicas fletidas não mostram diferenças significativas.
E
Atonia uterina é a principal causa de hemorragia pós-parto e de mortalidade materna.
Paciente de 24 anos de idade em tratamento de infertilidade após várias tentativas de indução da ovulação apresentou quadro compatível com síndrome de hiperestimulação ovariana classificada como moderada. Que critério (s) permite (m) esse diagnóstico?
Em relação à síndrome de West (espasmo infantil), considere as seguintes afirmativas: 1. Usualmente se inicia entre os 4 e 8 anos. 2. O eletroencefalograma mostra hipoarritmia. 3. As crises podem ser controladas com corticosteroides (ACTH). 4. O tratamento precoce controla as crises em mais de 90% dos casos. Assinale a alternativa correta.
Os pacientes com anemia falciforme apresentam complicações neurológicas frequentes. Assinale a alternativa que está relacionada com AVC hemorrágico.
Em um paciente com epilepsia do lobo temporal, a atividade epileptiforme intercrítica costuma ser máxima em qual par de eletrodos?
Compartilhar