Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Assinale a opção correta com relação à assistência ao parto.

A
A principal causa de desaceleração tardia dos batimentos cardíacos fetais, após contrações frequentes em trabalho de parto induzido, é a compressão da cabeça fetal pelo nervo vago.
B
A posição materna sobre o lado direito é a ideal para melhorar o fluxo sanguíneo uterino e aliviar a compressão da veia cava pelo útero gravídico.
C
Febre e dor uterina no período pós-parto são fortes evidências de endometrite. A hemocultura e a cultura do endométrio são fundamentais no diagnóstico e tratamento.
D
As taxas de mortalidade perinatal associadas a parto por via vaginal nas apresentações pélvicas completas e apresentações cefálicas fletidas não mostram diferenças significativas.
E
Atonia uterina é a principal causa de hemorragia pós-parto e de mortalidade materna.
Quanto ao uso de Aspirina é CORRETO afirmar: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. - CECIL Tratado de Medicina Interna Vol. I e II. 22ª edição - Editora Elsevier, 2005.
Você foi chamado para avaliar um paciente de 62 anos de idade, do sexo masculino, que apresentava tremor intermitente na mão esquerda e vago desconforto no braço esquerdo. Ao exame físico, você observou tremor mínimo de repouso na mão esquerda que desaparecia com o uso do membro. Leve rigidez no punho e no cotovelo esquerdos e diminuição do movimento conjugado dos membros superiores durante exame da marcha. Assinale a alternativa que contenha a HIPÓTESE DIAGNÓSTICA MAIS PROVÁVEL:
Um paciente de 54 anos de idade se apresenta para a consulta relatando dor torácica relacionada aos esforços, com piora progressiva dos sintomas. Refere ser diabético, hipertenso, portador de hiperlipidemia e fumante de 20 cigarros/dia, assinale a alternativa CORRETA quanto à abordagem diagnóstica MAIS APROPRIADA para esse paciente: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.
Prematuro de 32 semanas de idade gestacional nasceu de parto transvaginal, com tempo de bolsa rota de 48 horas. Nas primeiras horas de vida, desenvolve quadro clínico e laboratorial compatível com sepse neonatal. O exame do líquor revela 2400 células com 100% de polimorfonucleares, glicose de 23 mg/dl (glicemia = 160 mg/dl) e proteína de 56 mg/dl. Qual o esquema antimicrobianao inicial mais adequado para o caso?
Compartilhar