Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Assinale a opção correta com relação à assistência ao parto.

A
A principal causa de desaceleração tardia dos batimentos cardíacos fetais, após contrações frequentes em trabalho de parto induzido, é a compressão da cabeça fetal pelo nervo vago.
B
A posição materna sobre o lado direito é a ideal para melhorar o fluxo sanguíneo uterino e aliviar a compressão da veia cava pelo útero gravídico.
C
Febre e dor uterina no período pós-parto são fortes evidências de endometrite. A hemocultura e a cultura do endométrio são fundamentais no diagnóstico e tratamento.
D
As taxas de mortalidade perinatal associadas a parto por via vaginal nas apresentações pélvicas completas e apresentações cefálicas fletidas não mostram diferenças significativas.
E
Atonia uterina é a principal causa de hemorragia pós-parto e de mortalidade materna.
O coriocarcinoma surge com maior frequência de:
Criança de dois anos é atendida com quadro de infecção respiratória aguda. Segundo a mãe, o quadro teve início há dois dias, com tosse, coriza e febre. Exame físico: bom estado geral, ativa, hidratada, FR: 35 ipm, FC: 100 bpm, sem tiragem, roncos esparsos, hiperemia de orofaringe, otoscopia com membrana timpânica hiperemiada, translúcida e com movimentos. A conduta indicada é:
Febre é um dos principais motivos de consulta em pediatria, gerando um quadro acentuado de ansiedade e medo nos pais. Inúmeras são as possibilidades etiológicas da febre, bem como a gravidade do quadro que acompanha. Em relação à febre, verifica-se que:
Mulher de 20 anos vai a uma Unidade Básica de Saúde em consulta de puericultura para o filho de 2 meses. Refere que ele tem chorado diariamente devido a cólicas. Utilizou antiespasmódico pelo menos quatro vezes por semana, nas duas últimas semanas. A criança está em aleitamento materno exclusivo. O exame físico é normal. Após anamnese, o médico resolve suspender o leite de vaca da dieta materna. Esta conduta deve ser considerada:
Compartilhar