Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Assinale a opção correta com relação aos cuidados no pós-parto e à amamentação.

A
Comparado ao leite maduro, o colostro contém mais minerais, proteínas e globulinas, porém menos açúcar e gorduras.
B
O maleato de metilergonovina é mandatório no manejo de sangramento pós-parto em pacientes com pressão arterial elevada e pré-eclâmpsia.
C
O agente etiológico mais provável de endomiometrite com início após o 8° dia pós-parto de uma adolescente primigesta é o Streptococcus do grupo A.
D
A febre na mastite puerperal em geral se desenvolve nas primeiras 24 horas pós-parto e raramente persiste por mais de 24 horas.
E
Pacientes usuárias de lítio não devem suspender a medicação, porque essa droga, mesmo quando secretada no leite materno, não apresenta concentração terapêutica no sangue da criança.
Paciente de 40 anos de idade com diagnóstico de epilepsia apresentou atividade motora em membros superiores sendo mais evidentes à direita. Era incapaz de responder adequadamente a comandos verbais ou visuais durante a crise e tinha memória ou percepção comprometida da fase ictal. Podemos classificar como crises epiléticas do tipo:
Paciente de 18 anos, sexo masculino, refere há 3 dias dor anal intensa às evacuações, que persiste por cerca de 2 horas após a evacuação, que teve início ao evacuar fezes endurecidas. Acompanha o quadro hematoquezia. O quadro clínico é mais compatível com:
Recém-nascido a termo, peso de 3200 gramas, recebeu alta após 48 horas de vida, sugando bem seio materno e apresentando icterícia discreta (bilirrubina = 8 mg/dl predominando a fração indireta). Mãe tipo sanguíneo O Rh+ e Recém-nascido tipo O, Rh+. No 12º dia de vida permanecia ictérico em bom estado geral. Exame físico normal e ganhando peso. Bilirrubinas totais = 12 mg/dl com bilirrubina indireta = 11,52 mg/dl. Assinale a alternativa que indica a conduta correta.
A forma mais comum de carcinoma de tireoide é:
Compartilhar