Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Assinale a opção INCORRETA sobre úlcera péptica.

A
A formação de úlcera requer secreção de ácido, pepsina em associação de H. pylori ou ingestão de anti-inflamatórios.
B
O melhor tratamento para um paciente com úlcera duodenal perfurada de poucas horas é rafia da úlcera com manchão de omento por laparoscopia.
C
O melhor tratamento para um paciente com obstrução duodenal por úlcera é, se possível, antrectomia e vagotomia.
D
O tratamento cirúrgico eletivo de úlcera não complicada é raro mesmo com métodos minimamente invasivos (vagotomias por laparoscopia).
E
As úlceras pépticas com complicações como sangramento, perfuração e obstrução diminuíram muito na era dos inibidores de bomba de próton.
Um soldado suíço relata viagem que fez à Bacia Amazônica, no mês de outubro de 2008, por um período curto. Um amigo em comum sabe que você é médico residente e que gosta e se interessa por assuntos da infectologia e pergunta-lhe se há algum cuidado a ser recomendado para seu amigo viajante. O que você recomendaria?
Hematoma retroperitoneal na zona II está associado MAIS PROVAVELMENTE a:
Menina de 12 anos foi trazida à consulta por queixas de prurido no couro cabeludo, quadro iniciado há 30 dias e que está aumentando de intensidade. Ao exame físico, apresentava lesões papulosas, eritematosas e erosadas na região cervical, além de corpos ovoides, esbranquiçados e bem aderidos aos fios de cabelo. Com base neste quadro clínico, assinale a assertiva incorreta.
A herpangina, afecção de ocorrência comum na infância, tem, como agente etiológico, nas formas epidêmicas, o vírus:
Compartilhar