Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Assinale a opção INCORRETA sobre úlcera péptica.

A
A formação de úlcera requer secreção de ácido, pepsina em associação de H. pylori ou ingestão de anti-inflamatórios.
B
O melhor tratamento para um paciente com úlcera duodenal perfurada de poucas horas é rafia da úlcera com manchão de omento por laparoscopia.
C
O melhor tratamento para um paciente com obstrução duodenal por úlcera é, se possível, antrectomia e vagotomia.
D
O tratamento cirúrgico eletivo de úlcera não complicada é raro mesmo com métodos minimamente invasivos (vagotomias por laparoscopia).
E
As úlceras pépticas com complicações como sangramento, perfuração e obstrução diminuíram muito na era dos inibidores de bomba de próton.
Durante laparotomia sob anestesia geral balanceada, o paciente esboça movimento. O valor do BIS (índice bispectral) passa de 40 para 45, a pressão arterial e a frequência cardíaca aumentam 20% e há 2 respostas ao estímulo do nervo periférico (TOF). A conduta que deve ser instituída é:
Mulher de 55 anos de idade queixa-se de prurido e dor anal contínua, acompanhados de perda de sangue vivo. Refere antecedente de infecção genital por HPV e hábito intestinal normal. Apresenta nódulos em região de pregas inguinais e lesão ulcerada endurecida de 3 cm próxima à borda anal. Considera-se mais provável a hipótese de:
Das alternativas, qual pode indicar intoxicação aguda por sal de lítio?
São considerados critérios para internação de pacientes queimados, queimaduras de:
Compartilhar