Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Assinale a opção INCORRETA sobre úlcera péptica.

A
A formação de úlcera requer secreção de ácido, pepsina em associação de H. pylori ou ingestão de anti-inflamatórios.
B
O melhor tratamento para um paciente com úlcera duodenal perfurada de poucas horas é rafia da úlcera com manchão de omento por laparoscopia.
C
O melhor tratamento para um paciente com obstrução duodenal por úlcera é, se possível, antrectomia e vagotomia.
D
O tratamento cirúrgico eletivo de úlcera não complicada é raro mesmo com métodos minimamente invasivos (vagotomias por laparoscopia).
E
As úlceras pépticas com complicações como sangramento, perfuração e obstrução diminuíram muito na era dos inibidores de bomba de próton.
Homem veio ao consultório angustiado com exames laboratoriais de rotina realizados em outro serviço. Vê-se duas amostras distintas de glicemia de jejum: primeira = 121 mg/dL e a segunda = 112 mg/dL. Qual é a conduta a ser tomada?
Mulher de 58 anos de idade, em uso de terapia hormonal combinada contínua há 6 anos. Há 4 meses apresenta sangramento vaginal esporádico discreto. A ultrassonografia mostra endométrio de 8 mm e miométrio homogêneo. Com esses dados a conduta é:
Tercigesta, 39 anos de idade, inicia o pré-natal na 28ª semana, referindo palpitações aos grandes esforços. O exame físico revela pressão arterial = 110 x 60 mmHg, pulso = 78 batimentos/min., hiperfonese de primeira bulha e sopro mesosistólico (2+/6+) em foco pulmonar. Esse quadro é compatível com:
João Guilherme, de 7 anos de idade, apresenta tosse que piora ao deitar, secreção nasal purulenta e febre. O diagnóstico e tratamento são respectivamente:
Compartilhar