Assinale a opção INCORRETA sobre um paciente com dor abdominal mas com achados duvidosos para abdome agudo.
A
Ultrassonografia apresenta boa sensibilidade em identificar um apêndice distendido ou espessado.
B
Pode ser feito laparoscopia diagnóstica, especialmente em mulher e se for apendicite continuar o procedimento.
C
Tomografia computadorizada pode detectar muitas doenças incluídas no diagnóstico diferencial como trombose mesentérica, pancreatite.
D
Exames radiográficos podem revelar pneumoperitônio ou sinais evidentes de perfuração gastrointestinal.
E
Se paciente for obeso e a tomografia computadorizada for normal, mesmo assim deve ser submetido à laparoscopia ou laparotomia.
Outras questões
Sobre as doenças respiratórias na gravidez e no puerpério: I- As doenças alérgicas são as afecções mais frequentes na gravidez. II- A incidência de sinusite bacteriana é maior que na paciente não grávida. III- O tratamento da asma em geral segue as mesmas medidas e medicações das não grávidas. IV- Não há contraindicação para uso do leite materno nas pacientes com tuberculose.
Pré-escolar de 3 anos inicia, após um quadro de infecção respiratória alta, um eritema em nádegas e membros inferiores que evoluem para púrpura palpável, aumento de volume articular em joelhos e tornozelos, dor abdominal em cólica, que regridem em duas semanas. A principal complicação esperada neste paciente seria:
Menino de 3 anos com antecedente de epistaxe há 2 dias, quando foi ao Pronto Atendimento, e em uso, desde então, de tampão nasal. Iniciou subitamente no dia de hoje com febre alta, vômitos, diarreia, dor de garganta, cefaleia e mialgias. Evolui no mesmo dia com erupção macular eritematosa, com hiperemia de mucosas da faringe e conjuntivas. Apresenta na evolução alteração no nível de consciência, oligúria e hipotensão. O diagnóstico MAIS PROVÁVEL é:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a bronquiolite viral aguda na infância: