Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Assinale a principal causa de insuficiência renal aguda parenquimatosa.

A
Nefrite intersticial
B
Necrose tubular aguda
C
Glomerulonefrite rapidamente progressiva
D
Necrose cortical aguda
E
Pielonefrite aguda
Um paciente de 35 anos de idade apresenta queixa de tonturas e dor precordial relacionada aos grandes esforços. Não fuma, não tem dislipidemia ou diabetes. Seu primo teve morte súbita durante partida de futebol. Ao exame clínico encontra-se normotenso, com coração rítmico e sopro sistólico ejetivo em bordo esternal esquerdo irradiado para foco aórtico, sem sinais de insuficiência cardíaca. O eletrocardiograma revelou sobrecarga ventricular esquerda. A radiografia de tórax demonstrou área cardíaca nos limites normais. Qual das afirmativas abaixo está correta:
Mãe de lactente de 2 meses de vida substitui o leite de vaca por leite de cabra por acreditar que a bronquiolite que a criança apresentara fora desencadeada por alergia à proteína do leite de vaca. Ao se manter a alimentação exclusiva com leite de cabra, a criança está propensa a apresentar:
Uma paciente com 45 anos, do sexo feminino, assintomática, com achado radiológico, deve ter indicação cirúrgica pela possibilidade de degeneração maligna e pelo(a):
Em relação à otite média aguda em crianças pré-escolares, é correto afirmar:
Compartilhar