Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Assinale a principal causa de insuficiência renal aguda parenquimatosa.

A
Nefrite intersticial
B
Necrose tubular aguda
C
Glomerulonefrite rapidamente progressiva
D
Necrose cortical aguda
E
Pielonefrite aguda
A profilaxia antimicrobiana com doses subterapêuticas de aminopenicilinas ou de sulfonamida oferece proteção variável contra as recorrências em crianças com episódios frequentes de otite média aguda. No entanto, devido ao aparecimento de resistência bacteriana, podemos considerar que a medida só deve ser adotada para as crianças que:
Julgue o item que se segue, relativo ao caso clínico de uma paciente de 40 anos de idade portadora de litíase biliar sintomática. Não pode ser excluído o diagnóstico de coledocolitíase, caso as dosagens de enzimas hepáticas dessa paciente sejam normais.
Uma mulher de 19 anos chega à emergência com história de náusea, vômitos e dor abdominal com 4 dias de duração. Os seus exames laboratoriais são os seguintes: Na+ 145; K+ 5,0; Cl- 105; HCO3- 15; Ureia 37; Creatinina 1,6; Glicose 620; Cetonúria 4+. Qual o melhor tratamento inicial para o distúrbio ácido-base deste paciente?
Mulher de 52 anos de idade, diabética há 5 anos controlada com metformina, gliclazida e dieta. Foi a uma consulta no oftalmologista e o fundo de olho está mostrado a seguir. É possível observar no fundo de olho: (Conforme imagem do caderno de questões)
Compartilhar