Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Assinale a principal etiologia da meningite asséptica aguda:

A
Streptococcus pneumoniae
B
Neisseria meningitidis
C
Enterovirus
D
Sarcoidose
E
Cândida albicans
Paciente do sexo masculino, com 12 anos de idade, pardo, chegou ao Pronto-socorro com quadro de ereção dolorosa há 10 horas, não relacionada a intercurso sexual. Nega história de trauma ou uso de medicações. Qual a PRINCIPAL hipótese diagnóstica e a PROVÁVEL etiologia associada ao quadro, considerando a idade do paciente?
Jovem, 19a, recebeu diagnóstico de seminoma de testículo com metástases ganglionares regionais. Tratamento cirúrgico inicial da doença uro-oncológica foi orquiectomia e esvaziamento ganglionar. Naquele momento, a tomografia computadorizada de tórax era normal. Após início da quimioterapia, apresentou pneumotórax, à esquerda. Assinale a alternativa correta:
Os sintomas do trato urinário inferior constituem uma síndrome clínica que pode ser causada por várias condições, e a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é a mais frequente dessas causas. Um homem de 55 anos apresenta-se com redução do jato urinário, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, nictúria (até 4 vezes por noite) e relato de dois episódios isolados de hematúria macroscópica. Ultrassonografia de próstata endorretal - 50 g, lobo médio aumentado e resíduo pós-miccional significativo de 80mL. Diante do exposto, qual das alternativas está INCORRETA?
Mulher de 55 anos de idade, hipertensa e tabagista. Refere que há 6 meses iniciou quadro de dor progressiva na panturrilha direita ao deambular, impedindo mais de 300 metros de caminhada. Ao exame clínico apresenta pulso femoral presente, pulsos poplíteo e distais ausentes no membro afetado. Traz consigo exame de duplex scan mostrando oclusão de artéria femoral no canal dos adutores e fluxo reduzido em artérias distais. Além de cessar o tabagismo, qual a conduta?
Compartilhar