Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Assinclitismo significa:

A
descida defeituosa da cabeça do feto
B
descida de um parietal adiante do outro
C
não descida da cabeça por inclinação da bacia
D
insinuação num dos diâmetros oblíquos
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
Considere que um paciente com dor na fossa ilíaca direita há 12 horas, associada a febre e vômitos, tenha o diagnóstico clínico de apendicite e deva ser submetido a tratamento cirúrgico. Diante desse quadro clínico, julgue o próximo item. A artéria que nutre o apêndice é ramo da artéria cólica média.
Em relação à hiperidrose localizada, assinale a alternativa correta.
Homem de 43 anos é vítima de acidente automobilístico. Exame físico: Glasgow: 14, descorado 2+/4+, pulso cheio com 120 bpm, PA 140 x 90 mmHg, dor na região do quadril, crepitação à palpação do ilíaco direito e incapacidade para deambulação, massa palpável e dolorosa na região infra-umbilical com percussão submaciça dolorosa, drenagem espontânea de sangue pelo meato uretral. Assinale a alternativa correta:
Em virtude da detecção precoce do PSA (antígeno prostático específico), no câncer de próstata, a maioria dos casos é diagnosticada enquanto "orgão confinado". Leia as asserções. I. O Escore de Gleason, PSA e o estadiamento são fatores prognósticos pré-operatórios importantes prévios à prostatectomia radical. II. Localidades com pouca exposição ao sol, dieta rica em gorduras e hereditariedade são fatores predisponcntes ao surgimento de câncer de próstata. III. Lavado vesical, PSA e citologia aspirativa fazem parte do diagnóstico atual do câncer de próstata. IV. Em casos selecionados, tais como presença de comorbidades graves, perspectiva de vida menor do que dez anos e pacientes com idade superior a 75 anos, o acompanhamento vigilante é uma boa alternativa nos carcinomas de próstata órgão-confinados. V. A via de obtenção de tecido prostático, geralmente, é transperineal, guiada por ultrassom, da qual são retirados 12 fragmentos, em média. Está correto, apenas, o que se afirma em:
Compartilhar