Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Assistência adequada ao parto é fundamental para o bom prognóstico materno-fetal. Acerca desse assunto julgue o item que se segue. A episiotomia é uma incisão realizada na vagina e períneo com objetivo de alargar a passagem do feto durante o trabalho de parto e, quando indicada, deve ser executada após o pólo fetal distender o períneo e lesar superficialmente a pele.

A
CERTO
B
ERRADO
São exemplos de cardiopatias congênitas cianóticas:
<p>Paciente, 52 anos, feminina, branca, apresenta clinicamente quadro sugestivo de colangite e pancreatite biliar, decorrente de coledocolitíase, com menos de 24h de evolução. Hemograma com leucocitose e desvio à esquerda. Apresenta AST 220 UI, ALT 350 UI, GGT 400 UI, BT 5 mg com BD 3.3 mg, amilase 2500 UI. A conduta imediata, além de antibioticoterapia, é: </p>
Mulher, 63 anos de idade, deu entrada no serviço de urgência com dor em hemiabdome direito após episódio de tosse. Apresentava diagnóstico de bronquite crônica há dois anos e três cirurgias abdominais prévias (histerectomia, drenagem de abscesso, colecistectomia). Ao exame, cicatriz xifopubiana atrófica, massa dolorosa palpável no quadrante superior direito, com descompressão dolorosa, sinal de Cullen e Grey-Turner presentes. Foram realizados exames laboratoriais (incluindo perfil de coagulação) e tomografica de abdome. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável e conduta terapêutica?
A artéria gastroepiploica direita é ramo da:
Compartilhar