Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Assistência adequada ao parto é fundamental para o bom prognóstico materno-fetal. Acerca desse assunto julgue o item que se segue. A verificação de mecônio no período expulsivo, mesmo na ausência de sinais de asfixia fetal com desaceleração tardia, é indicativo de sofrimento fetal e exige conduta intervencionista imediata.

A
CERTO
B
ERRADO
L.A.M., 55 anos, solteira, professora de ensino médio, evangélica praticante, 1,50 m de altura, pesando cerca de 70 kg, foi levada ao consultório por duas irmãs. Essas alegam que, há mais de 10 anos, a irmã começou a “perceber” que alguns alunos e pessoas na rua ou mesmo familiares cochicham, fazem gestos, dando a entender que ela é homossexual. No início, as irmãs chegaram a questionar pessoas, condoendo-se do sofrimento de L.A.M., porém, após algum tempo, ficou claro que era tudo imaginação da paciente. Recentemente, a situação piorou, pois ela tem feito denúncias à delegacia e criado constrangimento para todos, muito embora continue absolutamente normal em todos os outros aspectos funcionais. Questionada, a paciente garante que é vítima inocente e que realmente muita gente tem feito sinais ou falado entre si, sendo ela o alvo desses comentários maldosos. A paciente afirma que jamais experimentou alucinações auditivas, apenas percebe os significados nos gestos dos outros. O quadro descrito é compatível com transtorno:
A fibrose cística é uma doença que ocorre na faixa etária pediátrica. Essa doença
Criança nascida com 28 semanas de idade gestacional e 1.100 g, fruto de parto vaginal com bolsa rota após 22 horas, apresentou dificuldade respiratória precoce. O exame radiológico foi sugestivo de doença da membrana hialina. Fez uso de surfactante exógeno com 2 horas de vida, sem melhora. Qual o diagnóstico mais provável?
Quanto à resposta orgânica ao choque, podemos afirmar que:
Compartilhar