Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Assistência adequada ao parto é fundamental para o bom prognóstico materno-fetal. Acerca desse assunto julgue o item que se segue. A verificação de mecônio no período expulsivo, mesmo na ausência de sinais de asfixia fetal com desaceleração tardia, é indicativo de sofrimento fetal e exige conduta intervencionista imediata.

A
CERTO
B
ERRADO
O carcinoma esofágico caracteriza-se por:
Mulher de 60 anos, diabética e com história de convulsões, consultou por desejar orientações para parar de fumar, encontrando-se motivada para realizar o tratamento. Negava sintomas depressivos. Relatou fumar 20 cigarros/dia desde os 20 anos. No teste de Fargerström, sua pontuação foi 8. Diante deste quadro, qual a conduta mais adequada?
Mulher, 24 anos de idade, recebeu o diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico há 1 ano. Apresentava eritema malar em asa de borboleta e poliartrite, sem acometimento de outros órgãos. Os exames laboratoriais mostraram FAN positivo (padrão pontilhado 1:800) e anti-DNA nativo positivo (1:80), sem outros achados. Hoje em tratamento com prednisona 5 mg/dia e hidroxicloroquina 400 mg/dia, encontra-se assintomática e com exames de avaliação da doença normais. É essencial para o seguimento dessa paciente:
Assinale a opção que contém uma correlação INCORRETA de doença esofágica e seu tratamento:
Compartilhar