Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Assistência ao parto transpélvico deve seguir uma rotina adequada nas diversas fases do trabalho de parto. É dever do obstetra acompanhar continuamente o trabalho de parto interferindo quando necessário no bem estar materno e fetal. Teste seus conhecimentos assinalando a afirmativa correta.

A
O fórcipe de alívio deve ser utilizado para abreviar o período expulsivo sempre que 5 manobras de Kristeler não derem resultado.
B
Após secundamento, segue-se a revisão sistemática do colo uterino e cavidade vaginal para sutura de possíveis lacerações.
C
A puérpera deve ser mantida em observação por 30 minutos após o parto (Quarto Período de Greenbeg), se não eliminar a placenta, proceder a manobra de Taxe.
D
A ausculta fetal no período expulsivo deve ser feita obrigatoriamente a cada 15 minutos para o diagnóstico do sofrimento fetal.
E
A episiotomia mediana apresente maior sangramento que a médio-lateral.
Dentre as doenças abaixo, aquela que NÃO está associada à obesidade mórbida é:
Um paciente apresenta episódios repetidos de sangramento anal. O exame proctológico revela a presença de hemorroida com prolapso e redução espontânea, situada acima da linha denteada, com sinais recentes de sangramento. O tratamento mais adequado para este caso deve ser:
São mecanismos responsáveis pela icterícia neonatal fisiológica, exceto:
Um lactente de seis meses comparece na emergência pediátrica do hospital com história de febre alta há cerca de cinco dias, tosse produtiva, falta de ar e, nas últimas vinte e quatro horas, vômitos. Junto com o quadro, a mãe refere inapetência e prostração e, quando questionada, informa que amamentou até o segundo mês e que seu filho fez todas as vacinas para a idade. No exame físico, o paciente encontra-se choroso, em regular estado geral, com uma frequência respiratória de 58 movimentos respiratórios por minuto, tiragem intercostal, em retração subcostal e, na ausculta respiratória, apresenta múltiplos ruídos de transmissão. O restante do exame físico não apresenta outras alterações. A radiografia de tórax mostrou pequenos focos de consolidação na base pulmonar direita. Baseado nessas informações, qual a conduta inicial frente ao caso?
Compartilhar