Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Associar as afirmativas da coluna à esquerda às da coluna à direita: I - Kwashiorkor. II - Classificação de Waterlow. III- Crescimento comprometido de duração prolongada. IV - crescimento ponderal mais comprometido. V - marasmo. (a) índice altura/idade. (b) índice peso/altura. (c) fácies senil, hipotonia, e hipotermia. (d) prioridades de intervenção. (e) edema, hepatomegalia e hipocalemia. A associação correta é:

A
I e; II b; III d; IV a; V c
B
I e; II d; III b; IV a; V c
C
I e; II d; III a; IV b; V c
D
I e; II b; III c; IV a; V d
E
I e; II a; III b; IV c; V d
As situações abaixo referem-se à baixa estatura não tratada. Julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas seguintes. ( ) Edema de pés e mãos ao nascimento, curva de crescimento inferior ao percentil 5 (p5), atraso nas aquisições psicomotoras e hipogonadismo hipergonadotrófico são características de paciente 46,XX/45,X. ( ) Cardiopatias congênitas, doença celíaca, pneumonias de repetição e desnutrição só comprometem o crescimento, se na época da doença existir idade óssea avançada. ( ) Baixa estatura desproporcionada, velocidade de crescimento associadas a atraso na idade óssea e retardo mental são encontradas em pacientes com displasia óssea. ( ) São características da baixa estatura familial: puberdade atrasada, curva de crescimento com tendência à horizontalização na idade da puberdade e idade óssea compatível com a estatural. ( ) No hipotireoidismo adquirido há um atraso da idade óssea, queda de rendimento escolar, horizontalização da curva de crescimento, mas manutenção da expectativa da altura final. A sequência correta é:
Criança de 5 anos de idade queixa-se de dor no joelho direito há dois meses, sem história de trauma. Ao exame, apresenta-se em bom estado geral, afebril e com claudicação à direita. A semiologia dos joelhos não revela anormalidade. A avaliação subsidiária mais esclarecedora é:
Menino, 18 meses de idade, chega ao pronto atendimento porque, 30 minutos antes, na vigência de febre (39°C) iniciada havia poucas horas, apresentou crise convulsiva tônico-clônica generalizada com 5 minutos de duração, cedendo espontaneamente. Não havia antecedentes pessoais importantes e o desenvolvimento psicomotor era normal. A mãe havia tido uma convulsão febril na mesma idade. Ao exame, bom estado geral, consciente, curioso, exame neurológico normal. Apresentava tosse, rinorreia hialina, hiperemia da orofaringe. Estava eupneico e a ausculta pulmonar era normal. Assinale a alternativa que apresenta a CONDUTA INICIAL MAIS APROPRIADA.
Homem, 45 anos de idade, portador de cálculos na vesícula biliar e dilatação do colédoco, diagnosticados aos exames de imagem, será submetido à colecistectomia videolaparoscópica com colangiografia transoperatória. Em relação à antibioticoprofilaxia neste caso, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar