Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Associe as colunas e assinale a alternativa que contem a sequência correta: [I]- Primeira bulha hiperfonética. [ ]- Taquicardia [II]- Primeira bulha hipofonética. [ ]- Hipertensão sistêmica [III]- Componente aórtico hiperfonético da segunda bulha. [ ]- Estenose aórtica calcificada [IV]- Componente aórtico hipofonético (suave) da segunda bulha. [ ]- Hipertensão pulmonar [V]- Componente pulmonar hiperfonético da segunda bulha. [ ]- Estenose mitral

A
I, III, II, V e IV
B
III, I, V, II e IV
C
I, IV, V, III e II
D
II, III, IV, V e I
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
A causa mais comum da hematúria glomerular é:
Graça, 25 anos, gesta IV/III, todos os partos normais, com idade gestacional de 38 semanas, dá entrada na maternidade em período expulsivo, feto em apresentação pélvica, com BCF positivo. A obstetra inicia a realização do parto normal com a saída de cintura pélvica, cintura escapular e braços. Neste momento ocorre dificuldade na extração do pólo cefálico após a realização da Manobra de Mauriceau. Neste momento a obstetra solicita à enfermeira que traga o fórcipe de:
Lactente de um ano de idade, sexo masculino, é atendido no pronto-socorro com história de cinco dias de febre, tosse produtiva e taquipneia. O raio X de tórax revela condensação alveolar em lobo inferior direito. A criança é tratada para pneumonia, utilizando-se antibioticoterapia adequada para as bactérias mais prováveis para a faixa etária, não se observando melhora. Troca-se o antibiótico pensando-se em resistência ou outro agente etiológico, também sem resposta. Com isso aventa-se a possibilidade do diagnóstico de tuberculose. Com relação a este caso, assinale a alternativa correta.
A linha de orientação e o ponto de referência nas apresentações cefálicas defletidas de 1º grau são, respectivamente:
Compartilhar