Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Associe as doenças de etiologia genética (coluna da esquerda) aos tipos de herança (coluna da direita). 1- Hemofilia A; 2- Anemia falciforme; 3- Fibrose cística; 4- Neurofibromatose; 5- Síndrome da Edwards; ( ) Herança autossômica dominante; ( ) Herança autossômica recessiva; ( ) Herança recessiva ligada ao X. A sequência númerica correta, de cima para baixo, da coluna direita, é:

A
1 - 2 - 3
B
1 - 3 - 4
C
2 - 5 - 1
D
4 - 2 - 1
E
4 - 5 - 3
Homem branco com 74 anos, fumante, hipertenso, com cardiopatia isquêmica e angioplastia prévia, procura a emergência com dor abdominal de média intensidade há 4 horas. Ecografia abdominal não visualiza outras patologias, exceto um aneurisma de aorta abdominal de 8,6 cm de comprimento com 5,8 e 5,2 cm de diâmetros anteroposterior e laterolateral que o paciente desconhecia ter. Qual é a melhor conduta em relação ao caso clínico?
Em um recém-nascido com diagnóstico antenatal de hidronefrose unilateral deve-se suspeitar mais frequentemente de:
Você recebe em seu consultório, acompanhado pelos pais, recém-nascido com sete dias de vida, encaminhado para sua primeira consulta de puericultura. Mãe refere que paciente foi diagnosticado, durante o pré-natal, portador da Síndrome de Down (SD) por translocação. Os pais foram avaliados e a mesma translocação foi encontrada no cariótipo materno. Os pais trazem diversas dúvidas sobre os resultados dos cariótipos. A respeito desse achado, você pode corretamente afirmar:
Sobre a doença aneurismática das artérias é correto afirmar que:
Compartilhar