Associe as doenças exantemáticas aos sinais patognomônicos: (1) Sarampo; (2) Escarlatina; (3) Eritema infeccioso; (4) Exantema súbito; (5) Monucleose. ( ) Tríade: amigdalite membranosa, febre, linfoadenopatia e esplenomegalia; ( ) Exantema facial em forma de borboleta (face esbofetada); ( ) Palidez peribucal (sinal de Filatow); ( ) Febre desaparece com início do exantema; ( ) Mancha de Koplik.
A
2, 5, 3, 1, 4.
B
1, 5, 4, 3, 2.
C
4, 1, 2, 5, 3.
D
1, 4, 5, 3, 2.
E
5, 3, 2, 4, 1.
Outras questões
Com relação aos cuidados no pós-operatório, julgue o item que se segue. A anemia detectada no pós-operatório de pacientes submetidos a procedimentos de gastrectomia subtotal deve-se à deficiência de vitamina C e à absorção insatisfatória de gordura pelo tubo digestivo.
Em relação ao diagnóstico e tratamento do abdome agudo está incorreto:
A epidemia da AIDS e a multirresistência às drogas fez com que a expressão epidemiológica da tuberculose no Brasil, neste final de século – com estimativas de prevalência de 50 milhões de infectados e registro de 6.000 óbitos/ano –configure uma prioridade da Saúde Pública no combate a doença. A vacina BCG exerce notável poder protetor contra as manifestações graves da primo-infecção da tuberculose. Porém, configuram-se contra indicações para a vacinação da BCG os seguintes casos, EXCETO:
O agente etiológico mais comumente envolvido nos casos de osteomielite em uma criança de dois anos de idade é: