Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

Associe as doenças reumáticas (coluna da esquerda) aos casos clínicos com elas compatíveis (coluna da direita). 1- Artrite psoriásica; 2- Lúpus eritematoso sistêmico; 3- Osteoartrose; 4- Febre reumática; 5- Artrite reumatoide. ( ) Mulher de 35 anos com artrite nas articulações interfalangianas distais das mãos associada a onicodistrofia e “unha em dedal” (múltiplas depressões), dactilite (“dedo em salsicha”) no terceiro pododáctilo esquerdo e placas descamativas nos joelhos e cotovelos. ( ) Mulher de 29 anos com fotossensibilidade, artrite nos punhos, cotovelos e joelhos, alopecia, úlceras orais e proteinúria. ( ) Homem de 67 anos com dor no quadril direito, rigidez matinal de curta duração e rigidez protocinética. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita é:

A
1-2-3
B
1-4-5
C
2-3-5
D
2-4-3
E
5-2-1
Paciente 36 anos, sexo feminino, com história de fadiga, constipação intestinal, “esquecimento”. Apresenta-se com a pele ressecada, pulso 60 ppm. A dosagem de T4 livre encontra-se diminuída e a de TSH aumentada. Qual a hipótese diagnóstica mais provável para esse caso?
Sobre as peritonites escolha a opção correta.
Em um paciente portador de icterícia obstrutiva em decorrência de neoplasia da cabeça do pâncreas, a substância que deve ser adminstrada no pré- operatório para a correção de possíveis distúrbios de coagulção é :
As Vasculites são constituídas por um grande grupo de síndromes caracterizadas por inflamação e necrose da parede dos vasos sanguíneos, resultando em estreitamento ou oclusão do lúmen. Os anticorpos contra o citoplasma de neutrófilos com padrão citoplasmático, dirigidos contra a proteinase 3, uma serina protease, é mais específica para qual das doenças abaixo?
Compartilhar