Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

Associe as doenças reumáticas (coluna da esquerda) aos casos clínicos com elas compatíveis (coluna da direita). 1- Artrite psoriásica; 2- Lúpus eritematoso sistêmico; 3- Osteoartrose; 4- Febre reumática; 5- Artrite reumatoide. ( ) Mulher de 35 anos com artrite nas articulações interfalangianas distais das mãos associada a onicodistrofia e “unha em dedal” (múltiplas depressões), dactilite (“dedo em salsicha”) no terceiro pododáctilo esquerdo e placas descamativas nos joelhos e cotovelos. ( ) Mulher de 29 anos com fotossensibilidade, artrite nos punhos, cotovelos e joelhos, alopecia, úlceras orais e proteinúria. ( ) Homem de 67 anos com dor no quadril direito, rigidez matinal de curta duração e rigidez protocinética. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita é:

A
1-2-3
B
1-4-5
C
2-3-5
D
2-4-3
E
5-2-1
Você está atendendo uma vítima de ferimento por arma de fogo no abdome três dedos abaixo do apêndice xifoide. Ele se encontra em choque hipovolêmico (PA 90/60 mmHg, FC 110 bpm), consciente, agitado com sede, numa ambulância que está há 10 minutos de um centro de trauma disponível e em condições plenas de atendimento. Qual das seguintes é a sua MELHOR conduta?
Paciente de 18 meses de idade, com epilepsia generalizada, em tratamento com ácido valproico, é atendido no pronto atendimento com náuseas, vômitos e sonolência. Evolui para coma em algumas horas. No exame neurológico não há sinal de localização. A tomografia computadorizada de crânio e a análise do líquido cefalorraquidiano foram normais. Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para o caso:
Numa paciente de 53 anos que apresentava dor abdominal eventual, anemia, episódios de melena e mudança do hábito intestinal, os exames, incluindo ultrassonografia, colonoscopia e tomografia computadorizada, levaram a suspeita diagnóstica de uma mucocele do apêndice. No ato cirúrgico, o diagnóstico de mucocele do tipo III foi confirmado. Qual a conduta terapêutica a ser adotada?
O teste do coraçãozinho é obrigatório em todos os pacientes do SUS, tendo grande importância na triagem neonatal de cardiopatias congênitas críticas dependente de canal arterial. É CORRETO afirmar:
Compartilhar