Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Associe o envolvimento renal com as doenças em questão: 1. Mulher com rash em borboleta, FAN positivo e síndrome nefrótica. PA = 110 x 60. 2. Homem de 54 anos, com sinusites de repetição, esclerite e proteinúria de 1,2 g/L em 24h. C3 e C4 são normais. 3. Criança de 12 anos com rash purpúrico em membros inferiores após vacinação por rubéola. Hematúria microscópica e dor abdominal. 4. Mulher com FAN positivo, creatinina de 2,9 mg/dl, PA de 190 x 110 mmHg e hematúria. 5. Homem de 50 anos que teve um episódio anterior de mononeurite multiplex ficando com a mão direita em garra. PA de 220 x 110 mmHg. Parcial de urina e creatinina normais. A- Poliarterite nodosa, B- Granulomatose de Wegener, C- Lúpus com glomerulonefrite classe V da OMS, D- Lúpus com glomerulonefrite classe IV da OMS, E- Púrpura de Henoch-Schönlein.

A
1d, 2a, 3e, 4d, 5b
B
1c, 2b, 3e, 4d, 5a
C
1d, 2b, 3e, 4c,5a
D
1c, 2a, 3e, 4d, 5b
E
1c,2e,3c,4a, 5b
Paciente chega ao ambulatório de referência encaminhado pela Unidade de Saúde com os seguintes exames : HbsAg – (+), AntiHBc total – (+), HbeAg – (-), AntiHBe – (+), antiHVA – (+), AntiHCV – (-), transaminases dentro dos limites normais. Assintomático. Analise as afirmativas abaixo: 1. O paciente é portador de Hepatite B com mutação pré-core. 2. O paciente é portador de Hepatite A considerando a presença do marcador AntiHAV positivo. 3. Deverá ser realizado a quantificação do HBVDNA por PCR, com a finalidade de avaliar a condição de portador ativo ou inativo. 4. Os exames apresentados são suficientes para definir a necessidade de tratamento imediato com antivirais, considerando a presença do HbsAg positivo.
Paciente do sexo masculino, 42 anos, compareceu ao ambulatório de dermatologia com queixa de dor e calor na perna direita. Ao exame dermatológico, apresentava comprometimento de extensa área no membro inferior direito que se encontrava edemaciado, eritematoso e quente. Além disso, apresentava tinha interdigital entre o terceiro e quarto pododáctilo e linfadenomegalia inguinal à direita. O quadro cutâneo estava associado a sintomas gerais de febre (39°C) e calafrios.De acordo com o caso clínico descrito, marque a alternativa incorreta:
Estudos recentes têm recomendado evitar a oferta exagerada de fluidos intravenosos, tanto no intra quanto no pós-operatório de operações eletivas. Reposição hidroeletrolítica mais vigorosa pode reduzir a prevalência de complicações pós-operatórias em pacientes com:
Qual nutriente, incluído nas dietas imunomoduladoras, é capaz de melhorar a função imune, estimular a secreção de hormônio do crescimento e da insulina, além de ser substrato para a síntese de óxido nítrico?
Compartilhar