Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Reumatologia

Associe os autoanticorpos com as manifestações clínicas esperadas: A - anti RO/SS-A; B - anticardiolipinas; C - anti DNA; D - anticentrômero; E - anti RNP. 1- mulher de 30 anos com história de abortamentos de repetição; 2- mulher de 50 anos com Raynaud de longa duração e padrão capilaroscópico tipo SD; 3- recém-nascido com manchas fotossensíveis ao redor dos olhos e bradicardia; 4- mulher de 30 anos com rash em borboleta, hipertensão arterial e edema de face; 5- mulher de 50 anos com Raynaud, fotossensibilidade, plaquetopenia, miosite e fibrose pulmonar. A melhor associação é:

A
1 A, 2 B, 3 C, 4 D, 5 E
B
1 B, 2 D, 3 A, 4 C, 5 E
C
1 A, 2 D, 3 B, 4 C, 5 E
D
1 B, 2 A, 3 C, 4 E, 5 D
E
1 B, 2 E, 3 A, 4 C, 5 D
A febre reumática é uma doença inflamatória desencadeada a partir de infecções causadas pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A em indivíduos geneticamente predispostos. Os critérios de Jones (manifestações maiores e menores) foram criados para aumentar a especificidade do diagnóstico desta patologia, que é eminentemente clínico. Assinale a alternativa que contenha somente as manifestações maiores:
Em relação às doenças inflamatórias intestinais, é incorreto afirmar que:
Quanto ao traumatismo de coluna, é INCORRETO afirmar que:
Paciente portador de insuficiência hepática crônica deu entrada no Pronto Socorro com quadro de confusão mental e sonolência. Ao exame, o paciente estava ictérico ++/6+, descorado +++/6+, com freqüência cardíaca de 110 bpm, pressão arterial de 100/60 mmHg, abdome ascítico sem sinais de irritação peritoneal, baço palpável a 5 cm do rebordo costal esquerdo. Exames laboratoriais mostravam sódio de 136 mEq/dl, creatinina de 1,5 mg/dl e hemoglobina de 8,0 mg/dl. O diagnóstico é de encefalopatia hepática. Neste caso o fator precipitante foi a:
Compartilhar