Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Reumatologia

Associe os autoanticorpos com as manifestações clínicas esperadas: A - anti RO/SS-A; B - anticardiolipinas; C - anti DNA; D - anticentrômero; E - anti RNP. 1- mulher de 30 anos com história de abortamentos de repetição; 2- mulher de 50 anos com Raynaud de longa duração e padrão capilaroscópico tipo SD; 3- recém-nascido com manchas fotossensíveis ao redor dos olhos e bradicardia; 4- mulher de 30 anos com rash em borboleta, hipertensão arterial e edema de face; 5- mulher de 50 anos com Raynaud, fotossensibilidade, plaquetopenia, miosite e fibrose pulmonar. A melhor associação é:

A
1 A, 2 B, 3 C, 4 D, 5 E
B
1 B, 2 D, 3 A, 4 C, 5 E
C
1 A, 2 D, 3 B, 4 C, 5 E
D
1 B, 2 A, 3 C, 4 E, 5 D
E
1 B, 2 E, 3 A, 4 C, 5 D
Em relação à AGA (Avaliação Geriátrica Ampla), NÃO podemos afirmar que:
Menino de 8 anos é levado a pronto-socorro desacordado pelos pais, após ser encontrado nos arredores da casa. A família mora em um sítio, onde são criados vários animais, e o pai mantém uma horta com diversas verduras. Ao exame, mostra-se comatoso, com frequência cardíaca de 58 bpm, dispneia com estertores crepitantes bilaterais, com miose bilateral e simétrica. Marque a alternativa incorreta quanto à conduta inicial na urgência.
Paciente sofreu ferimento por arma de fogo em hemitórax direito, abaixo do mamilo. Apresenta dispneia, cianose e palidez, com PA = 80/40mmHg e FC =142 bpm. RX de tórax mostra nível líquido e pneumotórax (provável hemopneumotórax) à direita e alargamento mediastinal com presença de projétil em hemitórax esquerdo. Qual a conduta adequada?
Quais as indicações de amputação primária por oclusão arterial crônica?
Compartilhar