Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Reumatologia

Associe os autoanticorpos com as manifestações clínicas esperadas: A - anti RO/SS-A; B - anticardiolipinas; C - anti DNA; D - anticentrômero; E - anti RNP. 1- mulher de 30 anos com história de abortamentos de repetição; 2- mulher de 50 anos com Raynaud de longa duração e padrão capilaroscópico tipo SD; 3- recém-nascido com manchas fotossensíveis ao redor dos olhos e bradicardia; 4- mulher de 30 anos com rash em borboleta, hipertensão arterial e edema de face; 5- mulher de 50 anos com Raynaud, fotossensibilidade, plaquetopenia, miosite e fibrose pulmonar. A melhor associação é:

A
1 A, 2 B, 3 C, 4 D, 5 E
B
1 B, 2 D, 3 A, 4 C, 5 E
C
1 A, 2 D, 3 B, 4 C, 5 E
D
1 B, 2 A, 3 C, 4 E, 5 D
E
1 B, 2 E, 3 A, 4 C, 5 D
Em relação à resposta metabólica ao trauma, podemos afirmar que:
A ausência de hemácias com corpos de Howell-Jolly, no pós-operatório de esplenectomia, sugere:
Mulher de 30 anos, sem doenças prévias, procura Pronto-Socorro de um hospital escola com quadro de diarreia aguda. O médico preceptor pediu aos 4 alunos que o acompanhavam que correlacionassem os aspectos epidemiologicos, clínicos e laboratorias com a provável etologia do quadro. O único aluno que ERROU disse que:
Paciente masculino, 36 anos, alcoolista, foi atendido no pronto-socorro local com quadro de oftalmoplegia, ataxia e confusão mental. Foi prontamente medicado com:
Compartilhar