Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Neurologia

Associe os diagnósticos (coluna da esquerda) às características clínicas da dor (coluna da direita). 1- Tumor cerebral; 2- Cefaleia tensional; 3- Arterite de células gigantes; 4- Enxaqueca; 5- Cefaleia Tipo cluster. ( ) Cefaleia em faixa, de intensidade variável, mais prevalente em mulheres. ( ) Cefaleia unilateral, pulsátil, incapacitante, com duração entre 4 e 72 horas. ( ) Cefaleia orbital ou frontotemporal, constante, com início após os 60 anos, acompanhada de sintomas constitucionais. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:

A
2 - 1 - 5
B
2 - 4 - 3
C
3 - 4 - 1
D
4 - 1 - 3
E
4 - 5 - 1
Criança de 5 anos, com tuberculose ganglionar é diagnosticada como soropositiva para o HIV, e a avaliação virológica e imunológica revela CV = 200 000 cópias/ml do HIV e CD4 = 450 células/ml (duas avaliações).
Quais são os principais sinais e sintomas de infecção do trato urinário nos recém nascidos?
Paciente, três anos de idade, é internado com história de tosse há 2 semanas, tendo piorado nos últimos dias com febre alta, anorexia e crises convulsivas. O exame físico mostra que o estado geral é precário, toxemiado, gemente, dispneico com tiragem IC. O RX de tórax mostra imagem de condensação bilateral. O PPD foi forte reator e o LCR: hipercelularidade, hiperproteinorraquia e hipoglicemia. O diagnóstico mais provável é:
São doenças passíveis de imunização, segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI):
Compartilhar