Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Associe os fármacos (coluna da esquerda) a seus efeitos e propriedades (colunas da direita): 1- inibidor não seletivo da COX; 2- Paracetamol; 3- inibidor seletivo da COX 2; 4- Morfina; 5- Dipirona. ( ) Não tem dose-teto estabelecida. ( ) Pode ocasionar aplasia de medula. ( ) Pode provocar toxicidade hepática. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita é:

A
1-2-4.
B
1-3-2.
C
2-5-3.
D
4-2-3.
E
4-5-2.
Considere as afirmações em relação ao diagnóstico da meningite bacteriana. I - Os sinais de Kernig e Brudzinski frequentemente estão ausentes em lactentes, abaixo dos 12 meses, com meningite bacteriana. II - O edema de papila está presente em aproximadamente metade dos casos de meningite bacteriana em crianças escolares. III - Em lactentes, proteinorraquia de 35 mg/dl e pressão de abertura de 70 mm H2O sugerem etiologia bacteriana. Qual a alternativa correta?
A afirmativa correta em relação à doença diverticular dos cólons é:
Há alguns anos, você vem tratando um homem de 68 anos com ICC por cardiomiopatia dilatada. Ele se mantém compensado, apesar da fração de ejeção de 30% e do aumento global do coração. Está em uso de diurético e captopril, mas não tolerou o betabloqueador que você tentou aditar à terapia por diversas vezes. Ele adentra a emergência hospitalar com palpitação e dispneia, iniciadas poucos minutos antes. O ECG mostra fibrilação atrial com resposta ventricular rápida. Após cardioversão elétrica bem-sucedida, a droga mais indicada para a manutenção do ritmo sinusal será:
Qual a complicação mais grave, dentre as opções abaixo, de uma correção excessivamente rápida de uma hiponatremia?
Compartilhar