Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Pediatria Geral

Urologia

Cirurgia Pediátrica

Associe os tratamentos para fimose (coluna da esquerda) ás situações clínicas para as quais estão mais indicados (coluna da direita). 1- Retração forçada do prepúcio 2- Aplicação de corticosteroide tópico 3- Postectomia ou circuncisão 4- Postoplastia 5- Conduta expectante ( ) Lactente de 6 meses de idade com refluxo vesicoureteral e infecção urinaria de repetição. ( ) Menino de 2 anos com anel prepucial que impede a exteriorização da glande ( ) Menino de 5 anos com aderência balanoprepucial, prurido e hiperemia do prepúcio. A sequência numérica correta de cima para baixo, da coluna da direita, é:

A
2-1-5
B
3-4-2
C
3-5-2
D
4-1-5
E
4-5-3
Homem de 72 anos apresentou lesão ulcerada de 4 cm de diâmetro na parede posterior da grande curvatura gástrica (laudo do exame anatomopatológico: adenocarcinoma pouco diferenciado, com células em anel de sinete), sem evidência de doença metastática pelos exames de imagem. Foi realizada gastrectomia. Com base no quadro, considere as assertivas abaixo. I - Devido à maior agressividade dos adenocarcinomas, a margem de ressecção do tipo difuso deve ser de, no mínimo, 3 cm; II - Células em anel de sinete são encontradas no tipo difuso; III - Nos países ocidentais, a dissecção D2 modificada é recomendada.
Assinale a alternativa que apresenta os critérios de exclusão entre os critérios utilizados para identificar as Dores de Crescimento (DCs).
Paciente de 61 anos, sexo feminino, sem comorbidades, deu entrada no pronto atendimento com quadro de dor abdominal, em andar superior, há 36 horas, irradiada para as costas, associada a náuseas e sensação de estufamento abdominal. Ao exame físico: PA - 130 x 70, Pulso - 92, Temperatura - 37.8ºC, e dor à palpação abdominal, principalmente em epigástrio. Exames laboratoriais: VG - 47, 11.300 leucócitos, 14% bastões, 140.000 plaquetas, amilase - 1.350, lipase 980. Ecografia de abdome: distensão de alças de intestino de delgado, múltiplos cálculos em vesícula biliar. Em relação ao caso descrito acima é correto afirmar que: I. jejum, correção hidroeletrolítica, analgesia e antibioticos devem parte da prescrição inicial deste paciente; II. a colecistectomia laparoscópica deve ser realizada após 4-6 semanas; III. caso após 48-72 horas o paciente ainda apresenta restrição de dieta via oral, a nutrição parenteral é a melhor forma de suporte calórico-proteico; IV. colangiopancreatografia endoscópica retrógrada e retirada cálculo da via biliar principal é essencial para o tratamento.
Em relação à anatomia cirúrgica, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar