Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Atenção: O texto a seguir refere-se às questões 91 a 93. Um homem de 42 anos, que pesa cerca de 70 kg, encontra-se no 12º pós-operatório da última relaparotomia programada em decorrência de retroperitonite necrotizante. Tem uma fístula enterocutânea com débito de 350 mL/dia. Foi optado por manutenção da nutrição parenteral com 25-30 kcal/kg/dia e 1,6 g/kg/dia de aminoácidos. O controle com albumina, transferrina e pré-albumina séricas mostra que o paciente mantém hipoproteinemia. Próximo passo:

A
aumento da carga de carboidratos para 10 g/kg/dia
B
aumento de lipídios para 35% do total de calorias
C
adição de glutamina, 30 g/dia, para aumentar a oferta calórica
D
calorimetria indireta, para quantificar a perda proteica
E
balanço nitrogenado.
Paciente do sexo masculino, 48 anos, com índice de massa corpórea (IMC) = 34 kg m2, circunferência abdominal = 106 cm e glicemia de jejum = 115 mg/dl. Com base nos dados e nos conhecimentos sobre o tema, é correto a?rmar:
Num paciente com trauma torácico e pulso paradoxal, a suspeita é de que o paciente apresente:
Um paciente apresenta episódios repetidos de sangramento anal. O exame proctológico revela a presença de hemorroida com prolapso e redução espontânea, situada acima da linha denteada, com sinais recentes de sangramento. O tratamento mais adequado para este caso deve ser:
Os tipos de bacia que se encontram mais frequentemente associados às variedades de posição posteriores e transversas, respectivamente, são:
Compartilhar