Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Atenção: O texto a seguir refere-se às questões 91 a 93. Um homem de 42 anos, que pesa cerca de 70 kg, encontra-se no 12º pós-operatório da última relaparotomia programada em decorrência de retroperitonite necrotizante. Tem uma fístula enterocutânea com débito de 350 mL/dia. Foi optado por manutenção da nutrição parenteral com 25-30 kcal/kg/dia e 1,6 g/kg/dia de aminoácidos. O controle com albumina, transferrina e pré-albumina séricas mostra que o paciente mantém hipoproteinemia. Próximo passo:

A
aumento da carga de carboidratos para 10 g/kg/dia
B
aumento de lipídios para 35% do total de calorias
C
adição de glutamina, 30 g/dia, para aumentar a oferta calórica
D
calorimetria indireta, para quantificar a perda proteica
E
balanço nitrogenado.
Paciente de 45 anos tem otorreia fétida, constante e bilateral há meses, sem otalgia. Começou a apresentar febre e rebaixamento do nível de consciência há 2 dias. O diagnóstico provável e a sequência mais correta na conduta serão:
O tumor cervical que apresenta a característica sintomatológica de doer quando o paciente coloca substâncias ácidas na boca sugere estarem associados dois elementos de um dos itens abaixo assinale-o:
Paciente de 56 anos de idade relata otalgia a esquerda com 2 semanas de evolução, associada a otorreia. Evolui com dor em região de mastóide e febre. Realizou TC que evidenciou velamento de mastóide à esquerda. Assinale a assertiva que contém os patógenos mais comumente associados à condição.
No exame de rotina de um lactente de quatro meses com dificuldade de ganho ponderal você observa presença de um sopro cardíaco holossistólico de regurgitação, mais audível entre o terceiro e quarto espaços intercostais esquerdos, irradiando-se em faixa para a direita, e segunda bulha hiperfonética na área pulmonar. No raio X de tórax observa-se aumento da circulação pulmonar com cardiomegalia à custa das cavidades esquerdas. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar