Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Atendendo uma chamada de urgência na enfermaria clínica, observa-se um paciente com hematêmese franca. Após exame e manuseio inicial, com estabilização dos sinais vitais, é visto no prontuário que o mesmo realizou endoscopia digestiva alta pela manhã, tendo sido evidenciado úlcera duodenal não sangrante. Enquanto o serviço de endoscopia prepara-se para receber novamente o paciente, alguns procedimentos cabíveis podem ser realizados. Qual dos itens abaixo representa terapêutica desnecessária neste paciente?

A
Infusão endovenosa de bloqueador de bomba de prótons.
B
Passagem de sonda nasogástrica.
C
Infusão endovenosa de octreotide.
D
Passagem de sonda de Sengstaken-Blakemore.
E
Infusão endovenosa de solução cristaloide.
Paciente feminina de 25 anos procura auxílio médico por lesões eritematosas fotossensíveis em regiões malares bilateralmente, de quatro meses de evolução. Apresenta também queixa de mal-estar geral e artralgias. Na revisão de sistemas, apresenta perda de cabelo e fenômeno de Raynaud. Ao exame físico, apresenta rash malar poupando o sulco naso-labial e artrite de pequenas articulações de mãos. Traz exames subsidiários, notáveis por anemia normocrômica e normocítica leve, plaquetas de 100.000 por mm³ e um FAN de 1:640 em célula Hep-2, com padrão homogêneo. Com relação a essa paciente, é INCORRETO afirmar:
O conhecimento das adaptações fisiológicas durante a gestação é importante para as considerações terapêuticas das emergências médicas que acometem as pacientes grávidas. No terceiro trimestre, normalmente:
Um homem de 50 anos é internado com quadro de hemorragia digestiva baixa de grande volume. A causa mais provável é:
Sobre vacinação em criança, marque o correto: I. A vacina tríplice viral não é aplicada com 6 meses de idade. II. Uma criança desnutrida pode e deve receber todas as vacinas de modo mais precoce possível. III. Uma criança desnutrida deve receber somente vacinas bacterianas.
Compartilhar