Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Preventiva

Ginecologia

Atualmente, está sendo comercializada no Brasil a vacina tetravalente contra o Papilomavírus Humano (HPV) que tem indicação para a faixa etária de 9 a 26 anos. Esta imunoterapia confere proteção contra os seguintes sorotipos do HPV considerados de alto risco oncogênico:

A
6 e 11.
B
16 e 18.
C
42 e 34.
D
44 e 57.
Julgue o item que se segue, relativo ao caso clínico de uma paciente de 40 anos de idade portadora de litíase biliar sintomática. Se a paciente apresentar quadro de pancreatite biliar leve, é indicada a extração de cálculos por CPRE.
Durante consulta ambulatorial, um homem de 40 anos de idade relatou episódios recorrentes de dor intensa na região periorbitária direita, associados a hiperemia conjuntival, lacrimejamento, rinorreia e ptose palpebral que também ocorrem no lado direito; esses eventos têm duração de uma hora (dois episódios diários, geralmente noturnos e que acordam o paciente). Ele informou também que fica até duas semanas sem cefaleia. No exame clínico, constataram-se ptose palpebral, miose e ausência de sudorese na hemiface direita. Considerando as informações acima, julgue o item que se segue. A principal hipótese diagnóstica é cefaleia por arterite temporal (de células gigantes).
As doenças do aparelho digestório e do fígado representam causas frequentes de internação hospitalar em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Julgue o item, acerca dessas afecções. A litotripsia por ondas de choque extracorpóreas (LOCE) associada ao uso de sais biliares (como o ácido quenodesoxicólico) representa a estratégia terapêutica de primeira escolha para o tratamento de pacientes sintomáticos com diagnóstico de calculose biliar, segundo as mais atuais evidências científicas.
As doenças do aparelho digestório e do fígado representam causas frequentes de internação hospitalar em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Julgue o item, acerca dessas afecções. A lactulose é um recurso terapêutico fundamental no tratamento de pacientes cirróticos com quadro clínico de encefalopatia hepática, pois esse dissacarídeo não absorvível causa redução do pH do cólon e favorece a formação de NH4+, a partir de NH3, reduzindo, assim, a concentração sérica de amônia, entre outros efeitos.
Compartilhar