Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Preventiva

Ginecologia

Atualmente, está sendo comercializada no Brasil a vacina tetravalente contra o Papilomavírus Humano (HPV) que tem indicação para a faixa etária de 9 a 26 anos. Esta imunoterapia confere proteção contra os seguintes sorotipos do HPV considerados de alto risco oncogênico:

A
6 e 11.
B
16 e 18.
C
42 e 34.
D
44 e 57.
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de choque caracterizado por pressão venosa central elevada, débito cardíaco diminuido e resistência vascular sistêmica elevada:
<P>Um paciente de 14 anos apresentou febre alta de início súbito há cinco dias, acompanhada de dores musculares. Evoluiu com intensa icterícia e oligoanúria. Está lúcido e cooperativo. Nota-se uma hemorragia subconjuntival. O restante do exame físico não tem alterações. Está normotenso. Os resultados laboratoriais são: TGO (AST) = 162 U/L; TGP (ALT) = 133 U/L; ureia = 260 mg% e creatinina = 5 mg%. O hemograma mostra 17 mil leucócitos, com desvio para a esquerda. A radiografia de tórax é normal. O diagnóstico mais provável é o de:</P>
Luciana de 65 anos, agendada para cirurgia de colecistectomia via laparoscópica, com história clínica e exames pré-operatórios dentro dos padrões normais. Durante a indução do pneumoperitônio, apresentou hipotensão e bradicardia importantes. Qual a causa mais provável deste fato?
Recém-nascido a termo com peso adequado para idade gestacional, nascido de parto normal, Apgar 09/10, sexo masculino, ao primeiro exame identificado características de síndrome de Turner. Em alojamento conjunto, com 24 horas de vida, evoluiu com dificuldade nas mamadas, cansaço, taquipneia, sudorese, taquicardia e hepatomegalia. Raio X de tórax mostra aumento da área cardíaca e congestão pulmonar. A cardiopatia congênita que deve ser associada a síndrome de Turner é:
Compartilhar