Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Atualmente existem vacinas conjugadas para quais agentes:

A
Haemophilus B, Meningite C e Rotavírus.
B
Hepatite A e B, Meningite A e C e Coqueluche.
C
Haemophilus B, Meningite C e Pneumococos.
D
Pneumococos, Coqueluche Acelular e meningite A e C.
A doença diverticular dos cólons, complicada por episódios de inflamação repetidos, pode evoluir para a formação de fístula entre o segmento de cólon envolvido e outras estruturas abdominais. O local mais frequente de formação de fístula é:
Em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), considere as afirmações abaixo: I - Entre as pessoas idosas, a HAS é uma doença altamente prevalente, acometendo cerca de 50 a 70% das pessoas nessa faixa de idade. II - A hipertensão arterial sistêmica deve ser considerada uma consequência normal do envelhecimento III - Dois aspectos importantes devem ser considerados no momento da medida da pressão arterial nos idosos: maior frequência de hiato acústico e a pseudo-hipertensão. Quais estão corretas?
Uma discussão comum em unidades básicas de saúde refere-se às situações clínicas em que determinadas vacinas estariam formalmente contraindicadas. Dentre as opções abaixo, pode-se afirmar que a situação correta de contraindicação é:
Gestante de 30 semanas interna em trabalho de parto franco, com dilatação cervical de 6 cm, colo fino e centralizado, bolsa íntegra, apresentação cefálica em plano –1 de De Lee e FCF de 136 bpm. Em que pesem os esforços na tentativa de inibir a contratilidade uterina, o trabalho de parto evoluiu para o período expulsivo. Qual a ação mais importante a ser realizada pelo obstetra ao realizar um parto nesta situação?
Compartilhar