Questões na prática

Ortopedia

Atualmente, o método de Ponseti é o tratamento padrão do pé torto congênito. Assinale a alternativa correta quanto à sua aplicação.

A
A primeira imobilização deve ser em supinação, para corrigir a queda do primeiro metatarsiano.
B
O varismo deve ser corrigido inicialmente, manipulando o retropé em valgo.
C
Todas as deformidades devem ser corrigidas simultaneamente e, desde o primeiro gesso, o pé deve ser levado a flexão dorsal.
D
Nas primeiras trocas gessadas, o pé deve ser posicionado em rotação externa, valgo e em pronação.
E
A primeira imobilização deve forçar o tálus em rotação externa e é seguida por imobilização com bota gessada.
RN com característica de Síndrome de Down, iniciou com aproximadamente 12 h de vida, vômitos de caráter progressivo, tornando-se biliosos. Havia relato na história gestacional de polidrâmnio. Ao exame físico o abdome não apresentava distensão, porém foram visualizadas ondas peristálticas. Realizado radiografia de abdome que evidenciou a presença de dupla bolha. Diante desses dados, a principal hipótese diagnóstica é:
Os Aneurismas da Aorta Abdominal (AAA) são de importância especial por se tratar daqueles mais frequentes na prática clínica. Na maioria das vezes são assintomáticos e detectados em exames de rotina ou de forma ocasional. Qual o principal fator de risco de ruptura do AAA?
Menino, 3 anos, dá entrada no pronto atendimento com quadro de cianose e dispneia, semiconsciente, pouco reativo. Ao exame físico FC = 164 bpm, Sat = 65%, palidez cutânea, ictus visível com precórdio hiperdinâmico, primeira bulha hiperfonética e segunda bulha hipofonética sem sopro, abdômen com fígado a 1 cm RCD, pulsos finos. A mãe refere que a criança estava brincando no quintal e teve uma queda, chorou muito e iniciou o quadro de cianose com perda de consciência, refere também que a criança é portadora de cardiopatia congênita que não lembra o nome, mas que desde bebê é muito “roxinho” e já teve outras crises como essa. Está há 15 dias sem tomar a medicação e aguarda vaga para realizar cirurgia cardíaca. Com base nos dados acima, qual a hipótese diagnóstica e melhor tratamento a ser instituído no pronto atendimento?
Criança de 1 mês de vida, do sexo masculino, dá entrada em pronto socorro com quadro de sepse, distensão abdominal, globo vesical visível e palpável. O diagnóstico mais provável seria:
Compartilhar