Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Aumenta o risco para câncer de endométrio:

A
multiparidade.
B
menopausa precoce.
C
contraceptivos combinados.
D
tamoxifeno.
E
baixo IMC.
Menino com 7 meses de idade é levado pela mãe a Unidade Básica de Saúde em consulta de Puericultura. A mãe está preocupada, pois acha que ele é mais lento que os irmãos. Após anamnese detalhada, o pediatra realizou o exame físico e afirmou que o exame neurológico e o desenvolvimento neuropsicomotor estavam condizentes com a idade. O que o pediatra observou em relação a linguagem, motricidade, comportamento adaptativo e reflexos arcaicos, respectivamente, para fazer tal afirmação?
Mulher 29 anos, apresenta ferimento em úlcera no nariz que se iniciou pequena, arredondada, profunda e com borda avermelhada, crescendo progressivamente. Não teve redução com o uso de medicamentos cicatrizantes comuns. Refere ter visitado Santarém e arredores há cerca de três meses. Após suspeita houve identificação do parasito em esfregaço da raspadura da lesão e teste de Montenegro positivo. O exame a ser realizado e o tratamento de primeira escolha é:
Adolescente, 11 anos de idade, apresenta contato prolongado com adulto bacilífero para tuberculose. Está assintomático e o estudo radiológico do tórax é normal. Seu PPD é de 12 mm e recebeu 2 doses BCG intradérmica, sendo a primeira no 1°mês de vida e a 2ª aos 10 anos de idade. A conduta indicada é:
Em relação da Laringotraqueobronquite ou laringite aguda (LTB), assinale a alternativa incorreta:
Compartilhar