Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

R.A.J.A.B. 28 anos, GIIIPIAI, com data da última menstruação em 20 de abril do corrente ano, possui antecedente de um abortamento espontâneo com 9 semanas e um natimorto na 37ª semana de gravidez. Realizou ultrassonografia transvaginal em 2 de junho demonstrando gestação tópica, com feto único com biometria compatível com 11 semanas e um dia. Foi encaminhada ao Hospital Universitário por apresentar teste de Coombs indireto 1/32. Nesta situação, a melhor conduta é:

A
Efetuar estudo dopplervelocimétrico da artéria cerebral média e caso o pico da velocidade sistólica for inferior a 1,5 múltiplos da mediana, interromper a gestação.
B
Efetuar estudo dopplervelocimétrico da artéria cerebral média e caso o pico da velocidade sistólica for superior a 1,5 múltiplos da média, interromper a gestação.
C
Realizar cordocentese para avaliação da anemia fetal.
D
Realizar amniocentese e espectrofotometria do líquido amniótico, conforme o gráfico de Liley, interromper a gestação.
E
Interromper a gestação.
Mulher de 70 anos apresentou lesão ulcerada com 5 cm de diâmetro na grande curvatura do corpo gástrico. O exame anatomopatológico revelou adenocarcinoma com células em anel de sinete. Exames de estadiamento não demonstraram doença metastática. Avaliação clínica pré-operatória mostrou baixo risco cirúrgico. Qual a conduta mais adequada?
Em relação às neoplasias malignas da glândula tireoide, assinale a alternativa em que as lesões estão listadas em ordem crescente de agressividade:
Gestante de 30 anos, com história de abortamentos de repetição e diagnóstico de crescimento intrauterino restrito na gestação atual, foi internada com quadro de acidente vascular cerebral isquêmico transitório e plaquetopenia. À investigação, identificaram-se vegetações não bacterianas em valva cardíaca. Qual o diagnóstico mais provável?
Associe as doenças reumáticas (coluna da esquerda) aos casos clínicos com elas compatíveis (coluna da direita). 1- Artrite psoriásica; 2- Lúpus eritematoso sistêmico; 3- Osteoartrose; 4- Febre reumática; 5- Artrite reumatoide. ( ) Mulher de 35 anos com artrite nas articulações interfalangianas distais das mãos associada a onicodistrofia e “unha em dedal” (múltiplas depressões), dactilite (“dedo em salsicha”) no terceiro pododáctilo esquerdo e placas descamativas nos joelhos e cotovelos. ( ) Mulher de 29 anos com fotossensibilidade, artrite nos punhos, cotovelos e joelhos, alopecia, úlceras orais e proteinúria. ( ) Homem de 67 anos com dor no quadril direito, rigidez matinal de curta duração e rigidez protocinética. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita é:
Compartilhar