Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Avaliem as afirmativas a seguir, acerca de cetoacidose diabética e coma hiperosmolar. I. O coma hiperosmolar só ocorre quando a osmoralidade efetiva excede 340 mOsm/L. II. Os anions não mensuráveis que constituem “ânion gap” normal incluem albumina e outras proteínas circulantes, sulfato, fosfato, e uma variedade de ácidos orgânicos. III. A resposta compensatória normal à acidose metabólica é a hiperventilação, e a diminuição apropriada da Pco2 pode ser determinada pela equação de WINTER: Pco2 = ([3,5] x [HCO3]) + 8. Assinale a resposta:

A
Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
B
Se todas as afirmativas estiverem corretas.
C
Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
D
Se nenhuma afirmativa estiver correta.
E
Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
Um rapaz de 17 anos com antecedente de epilepsia desde os 5 anos, foi admitido com crises tonicoclônicas generalizadas, recorrentes, sem recuperação do nível de consciência entre as mesmas. Com relação ao quadro acima e em relação às síndromes epilépticas pode-se afirmar que:
Qual das medicações abaixo NÃO deve ser usada na pele de um lactente com Dermatite de fraldas e candidíase associada?
A cirurgia de escolha para a reconstituição biliodigestiva, após a ressecação do cisto de colédoco, é a:
Sobre transtornos do humor, considere as afirmativas a seguir: I. A depressão bipolar clássica é caracterizada por insônia e diminuição importante do apetite. II. A depressão unipolar costuma ter início mais tardio, apresentar melhor resposta aos antidepressivos e evoluir com menos episódios do que a depressão bipolar. III. O tratamento do transtorno bipolar II deve ser abordado com cautela, pois o uso de benzodiazepínicos pode precipitar um episódio maníaco. IV. Um episódio depressivo sem tratamento dura de 6 a 13 meses, a maioria dos episódios tratados dura cerca de 3 meses. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar