Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Avaliem as afirmativas a seguir, acerca de cetoacidose diabética e coma hiperosmolar. I. O coma hiperosmolar só ocorre quando a osmoralidade efetiva excede 340 mOsm/L. II. Os anions não mensuráveis que constituem “ânion gap” normal incluem albumina e outras proteínas circulantes, sulfato, fosfato, e uma variedade de ácidos orgânicos. III. A resposta compensatória normal à acidose metabólica é a hiperventilação, e a diminuição apropriada da Pco2 pode ser determinada pela equação de WINTER: Pco2 = ([3,5] x [HCO3]) + 8. Assinale a resposta:

A
Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
B
Se todas as afirmativas estiverem corretas.
C
Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
D
Se nenhuma afirmativa estiver correta.
E
Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
Quanto aos fatores de risco para paralisia cerebral, é CORRETO afirmar que:
Com relação à Histiocitose X (granulomatose de células de Langerhans), todas as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:
Lactente, com 10 meses de vida, com história de febre e falta de ar há 2 dias. Internado com hipótese diagnóstica de broncopneumonia com broncoespasmo e desnutrição grave. Em relação à terapia nutricional:
Raimundo Pereira, paciente do ambulatório de cardiologia, tem a fração de ejeção do ventrículo igual a 25% (N>55%) e hipocinese difusa. Seu estilo de vida é sedentário. Alimenta­se regularmente com carne vermelha mais de 6 vezes por semana e bebe bebida alcoólica diariamente 4 vezes. Sua altura é 1.85cm, peso 86 kg, IMC 25kg/m2. Sua pressão é 90/60mmHg. Arteriografia coronariana normal. Qual das recomendações abaixo é a mais importante para este paciente?
Compartilhar