Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Baseado na anatomia e função das células gástricas, assinale o item INCORRETO.

A
Os pepsinogênios são enzimas proteolíticas liberadas pelas células principais e pelas células da mucosa no corpo e antro gástrico.
B
As células parietais, encontradas no corpo gástrico, são responsáveis pela secreção de ácido e fator intrínseco.
C
A somatostatina é produzida pelas células D, existentes tanto no fundo quanto no antro gástrico.
D
A gastrina é o principal regulador hormonal da fase gástrica da secreção ácida após uma refeição. Este hormônio é liberado pelas células G antrais.
E
A histamina exerce um papel importante na estimulação da célula parietal. Sua liberação é inibida pela gastrina após ser armazenada em grânulos ácidos de células ECL.
No exame de rotina de um lactente de quatro meses com dificuldade de ganho ponderal você observa presença de um sopro cardíaco holossistólico de regurgitação, mais audível entre o terceiro e quarto espaços intercostais esquerdos, irradiando-se em faixa para a direita, e segunda bulha hiperfonética na área pulmonar. No raio X de tórax observa-se aumento da circulação pulmonar com cardiomegalia à custa das cavidades esquerdas. O diagnóstico mais provável é:
Um recém nascido que no final do primeiro mês de vida apresenta quadro clínico de insuficiência cardíaca, manifestada por taquipneia, cansaço e interrupções às mamadas, sudorese e taquicardia. Qual seria a cardiopatia congênita mais provável?
Um menino de 12 anos de idade perfurou o pé com um prego enquanto brincava na pracinha. Dois dias depois, evoluiu com claudicação devida à dor, calor e edema locais. O diagnóstico provável é:
Em relação às doenças inflamatórias intestinais, é CORRETO afirmar:
Compartilhar