Baseado na anatomia e função das células gástricas, assinale o item INCORRETO.
A
Os pepsinogênios são enzimas proteolíticas liberadas pelas células principais e pelas células da mucosa no corpo e antro gástrico.
B
As células parietais, encontradas no corpo gástrico, são responsáveis pela secreção de ácido e fator intrínseco.
C
A somatostatina é produzida pelas células D, existentes tanto no fundo quanto no antro gástrico.
D
A gastrina é o principal regulador hormonal da fase gástrica da secreção ácida após uma refeição. Este hormônio é liberado pelas células G antrais.
E
A histamina exerce um papel importante na estimulação da célula parietal. Sua liberação é inibida pela gastrina após ser armazenada em grânulos ácidos de células ECL.
Outras questões
São características descritas na Síndrome de Down, EXCETO:
Em relação a oclusão arterial aguda das extremidades, marque a questão errada:
Paciente de 55 anos, feminino, relata para o médico da Unidade de Saúde da área de abrangência de sua residência que há mais de 02 meses tem apresentado crises de vertigem rotatória de curta duração e forte intensidade, desencadeados a partir de movimentos rápidos da cabeça. Apresenta receitas do serviço de pronto atendimento com prescrições de bloqueadores de canal de cálcio, antieméticos e ansiolíticos, com a queixa de recorrência das crises mesmo com o uso dos medicamentos. Ao realizar a manobra de Dix-Hallpike (promoção de brusco e rápido movimento de deitar da cabeça), o médico de família estabelece o diagnóstico de:
Dados disponíveis mostram que a sífilis congênita continua sendo um grande problema de saúde pública, no Brasil é de notificação obrigatória desde 1986. A sífilis congênita pode ser transmitida ao concepto em qualquer fase da gravidez. Pode ser classificada conforme a idade de apresentação clínica em precoce e tardia. Podemos afirmar que as manifestações clínicas mais frequentes encontradas na forma tardia são: