Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Baseado na anatomia e função das células gástricas, assinale o item INCORRETO.

A
Os pepsinogênios são enzimas proteolíticas liberadas pelas células principais e pelas células da mucosa no corpo e antro gástrico.
B
As células parietais, encontradas no corpo gástrico, são responsáveis pela secreção de ácido e fator intrínseco.
C
A somatostatina é produzida pelas células D, existentes tanto no fundo quanto no antro gástrico.
D
A gastrina é o principal regulador hormonal da fase gástrica da secreção ácida após uma refeição. Este hormônio é liberado pelas células G antrais.
E
A histamina exerce um papel importante na estimulação da célula parietal. Sua liberação é inibida pela gastrina após ser armazenada em grânulos ácidos de células ECL.
Sobre os divertículos faringoesofágicos, assinale verdadeiro (V) ou falso (F): [ ] Divertículo fariongoesofágico é também conhecido como divertículo de Meckel; [ ] Setenta a 80% dos divertículos faringoesofágicos ocorrem em pacientes com mais de 60 anos de idade e, a sua ocorrência em crianças é extremamente rara; [ ] A intensidade das manifestações clínicas no divertículo faringoesofágico independe do tamanho do divertículo e do grau de disfunção do músculo cricofaríngeo e geralmente piora com o tempo; [ ] A esofagoscopia pode ser realizada e não há risco por se tratar de um procedimento rápido e seguro; [ ] Halitose é uma das manifestação do quadro clínico de divertículo faringoesofágico.
A ação do estrogênio como terapia hormonal para o câncer de próstata é baseada em:
A prevalência mundial da Diabetes Melito (DM) aumentou drasticamente nas últimas décadas. Estíma-se um crescimento ainda maior em um futuro próximo. A partir desses achados, em bases epidemiológicas nacionais, poderíamos afirmar quanto a esta complexa condição de saúde:
O triplo teste diagnóstico utilizado na busca de lesões da mama é composto por:
Compartilhar