Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Doenças Respiratórias

Baseado na diretriz brasileira de tuberculose de 2004, o Ministério da Saúde preconiza qual esquema terapêutico para tuberculose pulmonar e coinfecção com AIDS:

A
Rifampicina + Isoniazida + Pirazinamida ( RIP2 + RI4)
B
Rifampicina + Isoniazida + Pirazinamida ( RIP2 + RI7)
C
Rifampicina + Isoniazida + Pirazinamida + Etambutol ( RIPE2 + RIE4)
D
Rifampicina + Isoniazida + Pirazinamida ( RIP4 + RI6)
E
Rifampicina + Isoniazida + Pirazinamida + Etambutol (RIPE2 + RIE7)
Considerando o quadro clínico de um paciente de 35 anos de idade, com sintomas de pirose há 8 anos e que há 6 meses passou a apresentar regurgitação, assinale a opção correta.
Pedro, 9 meses, nascido de parto cesariana, pesando 2.600 gramas, estatura: 50 cm, compareceu à consulta com seu médico de família. Ao avaliar os dados antropométricos de Pedro, o MFC constatou que a criança estava pesando 5 Kg e medindo 70 cm. Continua em aleitamento materno exclusivo e em livre demanda. As vacinas estão em dia e não ocorreram intercorrências. Quanto ao estado nutricional, qual a classificação de Pedro?
Paciente, 18 anos de idade, apresenta em avaliação médica de rotina TA: 160 x 110 mmHg. Tem história familiar de hipertensão arterial. Ritmo urinário sem alterações, com urina de aspecto normal. Ao exame, apresenta-se sem outras alterações à exceção de esmagamento nos cruzamentos artério-venosos na retina e imagem em “chama de vela” na oftalmoscopia. Não há diferença pressórica entre os membros. O exame de uroanálise desse paciente revelou uma densidade urinária de 1020 e raros cilindros hialinos. Esse achado indica:
Paciente, 28 anos de idade, sexo masculino, apresenta-se há 72 horas com febre de até 39°C, cefaleia e dor de garganta. Notou vermelhidão na pele há 24 horas. Ao exame físico, apresenta enantema oral predominante em língua e tonsilas, com hipertrofia de papilas, além de exantema eritematodescamativo acometendo face e tronco e poupando palma das mãos e sola dos pés. O exantema facial poupa região perioral e apresenta-se mais intenso em dobras, onde conflui nas linhas de flexão. O hemograma mostrou 15 mil leucócitos/mm³ com 75% de polimorfonucleares, 160 mil plaquetas/mm³ e Hb: 16 g/dl. No diagnóstico desse paciente, o exame mais útil é:
Compartilhar