Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Baseado nos dados disponíveis de estudos controlados, pode-se afirmar que a terapia hormonal (TH) combinada no climatério aumenta o risco relativo de câncer:

A
de mama
B
colorretal
C
de vesícula
D
de bexiga
E
de endométrio
Com relação à infecção do trato urinário - ITU, é incorreta a informação:
Adolescente de 15 anos de idade cursa com febre baixa, exantema maculopapuloso que se iniciou na face, no couro cabeludo e pescoço, espalhando-se, posteriormente, para todo o corpo e linfonodomegalia retroauricular e cervical. O diagnóstico é de:
Com relação ao tratamento do paciente asmático, correlacione as colunas. 1- Antagonistas dos Leucotrienos; 2- Salbutamol; 3- Formoterol e Salmeterol; 4- Corticoides inalatórios. 5- Xantinas. A- Candidíase oral, rouquidão e tosse são seus efeitos adversos mais frequentes. B- Não devem ser usados como monoterapia na Asma. C- Início de ação rápido e de curta duração. D- Em pacientes com rinite alérgica associada à Asma, pode ajudar no controle dos sintomas nasais. E- Broncodilatadores de baixa potência com estreita margem terapêutica, sendo alternativa secundária para o tratamento de manutenção da Asma.
Com relação à epilepsia na infância, analise as seguintes assertivas: I. A infância é um período da vida particularmente vulnerável ao desenvolvimento de crises epiléticas; II. A expressão clínica das descargas elétricas anormais da crise epilética é compatível com a área cortical estimulada; III. As epilepsias idiopáticas são aquelas em que se identifica um fator causal, mas as crises são refratárias a qualquer tratamento; IV. O início precoce das crises de epilepsia na infância é considerado um sinal de mau prognóstico. Quais estão corretas?
Compartilhar