Berenice, 8 anos, apresenta cefaleia intensa, tonturas e urina escura. Ao exame físico, apresentava FC= 110bpm, PA= 175/110mmHg e Tax = 36,9ºC, sem outros sinais ou sintomas. O diagnóstico mais provável é:
A
Glomerulonefrite aguda.
B
Enxaqueca.
C
Hepatite A.
D
Sinusite.
E
Hipertensão maligna.
Outras questões
Paciente, 27 anos de idade, apresenta à palpação, massa endurecida no testículo direito. Os níveis de alfafetoproteína (AFP) e da fração (beta-HCG) da gonadotrofina coriônica humana foram indetectáveis. A tomografia computadorizada do abdome era normal. A conduta é:
Mulher, 45 anos de idade, com diagnóstico de cirrose hepática, queixa-se de dor abdominal e tem indicação para colecistectomia. Apresenta alterações em coagulograma e está indicada a transfusão de plasma fresco para minimizar os riscos de sangramento cirúrgico. O melhor momento para essa transfusão é:
Qual dos efeitos metabólicos abaixo está associado à resposta do choque hipovolêmico?
Mulher, 18 anos de idade, foi internada com queimação em região epigástrica há cerca de 20 horas. Associado ao quadro, vem notando zumbido em ambos os ouvidos. Ao exame físico, apresenta FR=34 ipm, FC=100 bpm, PA=120x78 mmHg. Não há descompressão brusca ou visceromegalias ao exame abdominal. Informou fazer uso crônico de aspirina e dipirona para tratamento de cefaleia. Assinale a alternativa que provavelmente traduzirá os achados gasométricos e eletrolíticos da paciente: