Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

BNS traz seu filho de 4 anos de idade para consulta ambulatorial queixando que o mesmo está gordinho. Os dados antropométricos revelam Peso 21 Kg (percentil 97), Estatura 104 cm (percentil 50) e IMC 19,41 (percentil 99). Em relação ao caso, assinale a alternativa correta:

A
Os dados antropométricos são sugestivos de macrossomia e não de obesidade
B
A avaliação do estado nutricional dessa criança só será possível mediante cálculo do escore %.
C
Essa criança apresenta sobrepeso, visto que o IMC encontra-se acima do percentil 97
D
A diferença entre os percentis de peso e estatura sugere causa endócrina de obesidade
E
Os dados isolados de peso e estatura não permitem avaliar o estado nutricional dessa criança
Paciente de 32 anos, usuária de anticoncepcional oral, apresenta-se com queixa de corrimento vaginal amarelado, abundante, fétido, com prurido vulvar e dispareunia. Ao exame especular, nota-se corrimento abundante e espumoso com cervicite focal. O pH vaginal é de 6,0. O diagnóstico etiológico provável é:
Assinale a alternativa incorreta em relação ao tratamento da diarreia aguda:
Jovem de 5 anos, com história de artrite no joelho e punho esquerdo e tornozelo direito há 7 dias, com duração de 3 dias em cada articulação. Há 2 dias apresenta dor precordial e cansaço aos grandes esforços. Nega antecedentes infecciosos. Exame: taquicárdica, sopro sistólico em foco mitral com irradiação para axila e artrite em tornozelo direito. Suspeita-se de febre reumática. Qual dos achados abaixo NÃO constitui critério maior para o diagnóstico de febre reumática aguda?
Dentre as alternativas abaixo, qual é fator reconhecidamente de pior prognóstico para o carcinoma epidermoide na cabeça e pescoço e justifica uma maior agressividade na tratamento adjuvante:
Compartilhar