Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

BNS traz seu filho de 4 anos de idade para consulta ambulatorial queixando que o mesmo está gordinho. Os dados antropométricos revelam Peso 21 Kg (percentil 97), Estatura 104 cm (percentil 50) e IMC 19,41 (percentil 99). Em relação ao caso, assinale a alternativa correta:

A
Os dados antropométricos são sugestivos de macrossomia e não de obesidade
B
A avaliação do estado nutricional dessa criança só será possível mediante cálculo do escore %.
C
Essa criança apresenta sobrepeso, visto que o IMC encontra-se acima do percentil 97
D
A diferença entre os percentis de peso e estatura sugere causa endócrina de obesidade
E
Os dados isolados de peso e estatura não permitem avaliar o estado nutricional dessa criança
Qual é o efeito colateral mais comum relacionado com prostatectomia aberta?
Num ambulatório de cirurgia geral são atendidas 5 crianças: I- Menino de 2 meses com hidrocele direita; II- Menino de 18 meses com criptorquidia; III- Menino de 4 meses com fimose; IV- Menina de 5 meses com hérnia inguinal esquerda; V- Menina de 2 meses com hérnia umbilical. Quais os pacientes que já apresentam indicação cirúrgica?
Dentre as doenças do sono merece destaque a apneia obstrutiva do sono, por sua frequência, impacto na qualidade de vida e mortalidade associada. Assinale a alternativa verdadeira em relação à doença:
Renato, 5 anos, apresenta tumoração na linha cervical média com evolução de 6 meses, móvel à deglutição, indolor, sem sinais inflamatórios e de caráter cístico à ultrassonografia. O diagnóstico MAIS provável é:
Compartilhar