Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

BNS traz seu filho de 4 anos de idade para consulta ambulatorial queixando que o mesmo está gordinho. Os dados antropométricos revelam Peso 21 Kg (percentil 97), Estatura 104 cm (percentil 50) e IMC 19,41 (percentil 99). Em relação ao caso, assinale a alternativa correta:

A
Os dados antropométricos são sugestivos de macrossomia e não de obesidade
B
A avaliação do estado nutricional dessa criança só será possível mediante cálculo do escore %.
C
Essa criança apresenta sobrepeso, visto que o IMC encontra-se acima do percentil 97
D
A diferença entre os percentis de peso e estatura sugere causa endócrina de obesidade
E
Os dados isolados de peso e estatura não permitem avaliar o estado nutricional dessa criança
Quanto às hérnias lombares, marque a afirmativa correta:
Homem, 68 anos, vem à emergência com quadro abdominal agudo, de início há 12 horas. Cardiopata isquêmico e DPOC grau II. Ao exame físico, constata-se que se trata de paciente obeso, com evidências óbvias de peritonite difusa. Apresenta leucocitose com desvio à esquerda, e o RX simples de abdome mostra pneumoperitônio. O diagnóstico pré-operatório é de peritonite difusa por víscera oca perfurada, possivelmente por diverticulite aguda perfurada. Em relação à conduta antibiótica no caso, analise as alternativas abaixo. I - O esquema antibiótico deve incluir, obrigatoriamente, cobertura para aeróbios gram-negativos, gram-positivos e anaeróbios. II - A coleta e exame cultural de material purulento da cavidade são indispensáveis para a definição do tratamento. III - Monoterapia com droga que cubra gram-negativos e anaeróbios pode ser alternativa à associação de antibióticos. Qual a alternativa correta?
Paciente com artrite reumatoide juvenil faz uso de prednisolona oral, na dose de 20 mg/dia, há 4 anos. Qual a alteração clínica ou laboratorial não esperada na retirada súbita da medicação?
Uma das complicações mais comuns em pacientes com câncer e em tratamento quimioterápico é a Neutropenia Febril. Em relação a esse diagnóstico, assinale a INCORRETA:
Compartilhar