Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

C.M.F, 25 anos, primigesta, soropositiva para HIV, cujo diagnóstico foi feito no último trimestre de gestação, em uso de Zidovudina. Foi indicada cesariana eletiva e a criança nasceu com apgar 7 e 9. Evoluindo bem. Em relação à profilaxia para o recém-nascido, as condutas abaixo deverão ser realizadas como profilaxia para o recém-nascido:

Ao examinar um RN em alojamento conjunto você observa reflexo esbranquiçado na pupila direita, diferentemente da cor vermelho-alaranjada da pupila contralateral. Quais os diagnósticos mais pertinentes a tal achado?
Paciente com 33 semanas de gestação queixando-se de perda de líquido por via vaginal. A conduta a ser seguida é:
Criança de 1 ano e 10 meses procurou a emergência pediátrica por quadro de febre, coriza, tosse e sibilância (4º episódio) iniciado há 18 horas. Mostrava-se ativa, a despeito da dispneia/sibilância. Com exceção das alterações relacionadas ao aparelho respiratório, o resto do exame físico era normal. Durante a permanência no hospital, apresentou crise epiléptica generalizada, em vigência de febre (38 °C), com duração aproximada de 5 minutos, sem recorrência ou intercorrências até o momento da alta após 36 horas do internamento pelo quadro respiratório. A mãe informou que foi a primeira crise e que a criança era saudável. Negou história familiar semelhante. Em relação ao caso acima, qual a afirmação CORRETA?
A fratura de estresse da tíbia, é mais frequente em:
Compartilhar