Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Caçula de família humilde e iletrada, que morava em distante área rural, uma lactente só foi examinada pela primeira vez ao completar quatro meses de vida. Seu parto se fizera em domicílio e, desde que nasceu, ela ficava ofegante e arroxeada ao chorar ou fazer esforço para defecar. Tinha sopro cardíaco à ausculta e o ecocardiograma foi indicativo de tetralogia de Fallot, cardiopatia congênita que encerra a presença de:

A
estenose tricúspide.
B
insuficiência pulmonar.
C
comunicação interatrial.
D
hipertrofia ventricular direita.
Uma mulher de 65 anos, hipertensa de longa data, vai ao médico queixando-se de que, ao se movimentar rapidamente na cama, apresenta, muito frequentemente, tonturas com duração de alguns segundos, que já lhe ocasionaram uma queda. Depois de realizada a manobra de Dix-Hallpike, surge em 10 segundos nistagmo horizontal e rotatório, de curta duração, direcionado para a esquerda, fatigável em manobras posteriores. O provável diagnóstico e a conduta indicada para essa paciente são, respectivamente:
Pac. sexo masculino. 26 anos, iniciou quadro de dor epigástrica e retroesternal, seguidos de vômitos com raios de sangue com evolução de 12h. Refere ingestão abusiva de álcool na noite anterior. Nega episódios semelhantes anteriormente e se apresenta hemodinamicamente estável. Qual a hipóstese diagnóstica?
Sobre a Mediastinite Necrotizante Descendente Aguda, aponte a opção que esteja INCORRETA.
Lactente masculino, 6 semanas, apresenta desde os 15 dias de vida vômitos não biliosos, em jato, perda de peso e ondas peristálticas visíveis. O distúrbio mais provável de ser encontrado é:
Compartilhar