Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Cada um dos parasitas abaixo, em alguma fase de seus ciclos evolutivos passam pelos pulmões exceto:

A
Strogyloides stercoralis
B
Necator americanus
C
Wuchereria bancrofti
D
Ascaris lumbricóides
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
Paciente, 12 anos de idade, sexo feminino, é internada com quadro de febre há 2 semanas, com edema periorbitário bilateral, tosse improdutiva, dor de garganta. Ao exame, BEG, febril, descorada (+/4). Edema periorbitário bilateral, hiperemia de orofaringe; gânglios palpáveis, móveis, dolorosos, de consistência fibroelástica, não aderidos a planos profundos, em cadeias cervical posterior, retroauricular, axilar e inguinal. Abdome com discreta hepatoesplenomegalia. Hemograma com 15.400 leucócitos, 30% segmentados, 50% linfócitos, 20% de atípicos. TGO e TGP pouco elevadas. O exame a ser solicitado para elucidar o diagnóstico é:
Em qual das situações abaixo, a bilirrubina indireta deverá estar maior do que a direta?
A Sífilis congênita é o resultado da disseminação hematogênica do Treponema pallidum, da gestante infectada não tratada ou inadequadamente tratada para o seu concepto, durante a gestação, via transplacentária. É um problema de saúde pública no Brasil e foi incluída na lista de doenças de notificação compulsória desde 1986, em um esforço para atingir o seu controle. Com relação à sífilis congênita é correto afirmar:
Alcoólatras graves, com deficiência nutricional, particularmente de tiamina, podem desenvolver encefalopatia caracterizada por:
Compartilhar